Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Como Maria viveu sem Jesus?


Os dois últimos relatos bíblicos que nos falam de Maria. “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. ”(João 19,26-17); Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.” (Atos 1,14)

Biblicamente nada se sabe a respeito. Hipólito de Tebas - grande historiador do I século – traz-nos algumas informações. João cuidou dela sempre com muito amor e carinho. Morou em Jerusalém, em Betânia – na casa de Lázaro, e por fim em Éfeso, numa colina distante 7 km da cidade. Recebeu a visita de Lucas a quem confidenciou muitos detalhes da infância de Jesus. Reunia-se frequentemente com as santas mulheres que foram discípulas do seu amado filho. Viveu os seus últimos dias, recatada e silenciosa.

Certa vez viajou a Jerusalém com Pedro e João com a finalidade de percorrer a “Via Crucis”, o caminho até o monte Calvário. Além da recordação dolorosa desejava sentir o sofrimento de Jesus por cada um de nós.

Pelo que lemos em Atos 4,32-33A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça.” Por trás dessas atitudes estaria certamente a Mãe, como formadora de cada um dos Apóstolos. E não somente como formadora, mas como incentivadora da fé, da esperança e do amor para com o seu filho Jesus. Creio que nunca se tornaram ausentes de sua boca e do seu coração aquelas palavras proferidas em Caná da Galiléia: “Fazei tudo o que Ele disser”.

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário