Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Maria viveu entre os essênios?


Esta pergunta poderia ser feita assim: Jesus, Maria e José eram essênios?

Juntamente com os fariseus e saduceus, os essênios formavam como que uma “seita” em toda a região da Palestina, e até no Egito, segundo o historiador Flávio Josefo. Distribuíam-se em pequenas comunidades de doze pessoas, na vivência familiar ou celibatária.

O termo essênios possui diversas origens, tendo como dois significados mais aceitos entre os estudiosos as palavras ‘escolhidos’, ou então ‘therapeutas’. Tem-se relatos da existência dessas comunidades no ano 160 a.C. Acreditavam em um só Deus, na circuncisão e cumpriam rigorosamente a Lei do Sábado; vivenciando ao mesmo tempo princípios da religião Persa e do Budismo. O sincretismo (união de princípios de várias religiões) fazia parte de sua doutrina. Eram curadores, videntes, esotéricos e exotéricos. Mantinham-se do próprio trabalho. A ablução (lavagem) das mãos e do corpo representava um rito obrigatório e constante. Habitavam o deserto ou lugares isolados. Havia uma dessas comunidades nas grutas de Qunram, às margens do Mar Morto.

Para participar da comunidade era necessário realizar uma promessa de fidelidade aos princípios da comunidade. A partir de então, um ano de experiência em que o candidato era observado minuciosamente em todas as palavras e ações praticadas. Aprovado durante esse ano,  passaria dois anos como noviço. No quarto ano tornava-se membro efetivo.

Após essa leitura, uma pergunta: você acha que a Virgem Maria participou dessa comunidade?

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário