Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CONHECER PARA AMAR: Bíblia – o amor jamais acaba

O ensinamento de Paulo em sua 1ª Carta aos Coríntios é baseado no amor como sustento da vida da comunidade. Se é sustento, a comunidade não pode viver sem o amor, correndo o risco, de, assim o fazendo, perder seu sustento e vindo a trocá-la por outros apoios que não o do Jesus. Amar sustenta a comunidade. Se a comunidade não se sente firme é porque deva rever o modo como o amor é experimentado dentro de si. 

Paulo é do mundo urbano, nascido em Tarso, viveu em Damasco, grande cidade, estudou em grandes escolas e era cidadão romano. Paulo é um exemplo de missionário: não trabalha sozinho; desperta lideranças, forma comunidades e lhes dá autonomia para caminhar na co-responsabilidade. É o missionário que faz da missão o grande sentido de sua vida. Mesmo empenho que mostrou na perseguição aos cristãos é mantido agora para o anúncio da Boa Nova de Cristo.

Paulo usou os recursos à sua disposição para fazer o Evangelho crescer em todas as direções. Assim, as cartas eram escritas para atender às necessidades bem concretas das comunidades: tirar dúvidas, criticar, corrigir, agradecer, informar, esclarecer problemas do dia-a-dia... No caso da comunidade de Corinto, as cartas foram escritas no calor dos acontecimentos a partir as informações vindas da casa de Cloé (1Cor 1,11), no meio dos trabalhos cotidianos e respondendo a questões das comunidades (cf. 1Cor 7,1). A carta aos Coríntios, do início ao fim, deixa claro que a caridade é que sustenta a comunidade e que o amor jamais acabará.

Deste modo, ler, rezar, meditar, proclamar, ensinar a Bíblia deve ser uma constante para nossa vida de cristãos empenhados em descobrir a vontade de Deus-Amor para o sustento de nossas vidas. Não somente descobri-la, mas experimentá-la em nosso proceder. Por isso, o desejo da igreja que todos tiremos as bíblias das estantes e coloquemo-las em nossas mãos e corações para um manuseio mais íntimo e carinhoso com a Palavra de Deus, o Senhor Jesus, que está plenamente revelado na Bíblia. Vamos usá-la em nossas meditações diárias, em nossas famílias, em nossos movimentos, em nossas pastorais e, enfim, em nossa Igreja toda.

Espero que tenhamos um excelente mês da Bíblia deixando a caridade, o amor sustentarem nossas vidas.

Padre Hércules Alves de Souza
Paróquia São José - Sabará
Diocese de Santo Amaro

Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário