Cerca de meia centena de jovens católicos, muçulmanos e protestantes dos 18 aos 35 anos de idade, provenientes de diversos Países da África Ocidental, encontram-se em Dakar, no Senegal, para duas semanas (1-15 de agosto) de atividades tendentes a promover o diálogo intercultural e inter-religioso. A iniciativa – refere o sitio web da Igreja no Senegal - é da Rede de Jovens para a Integração Africana (RJIA) que, há seis anos, organiza viagens em colaboração com os padres assuncionistas a fim de favorecer a integração e a unidade entre os povos da África.
“Integração africana e Cultura democrática” é, precisamente, o tema da viagem actualmente em curso, e que tem como objectivo específico dar a conhecer os valores da democracia de modo particular aos jovens. O encontro é guiado pelo Padre Jean Paul Sagadou, assuncionista, iniciador das “Viagens inter-religiosas e interculturais para a Integração africana”.
No decurso de uma conferência de imprensa, no Senegal, o P. Sagadou disse, segunda-feira 3, que “é mais do que necessário empenhar-se hoje na transmissão, aos jovens africanos, de uma cultura democrática que responda às urgências do continente”. Na opinião deste religioso, é necessário partir da integração e da promoção de uma cultura democrática para favorecer a partilha dos valores culturais, religiosos, interétnicos, morais e políticos.
Estamos convencidos – disse – que para preservar a Paz nos nossos Países, nas nossas cidades, nos nossos bairros, assim como em todo o Planeta, e fazer com que a diversidade humana e religiosa se transforme em coesão harmoniosa em vez de ser fonte de tensões geradoras de violência, é necessário empreender acções concretas a favor do diálogo inter-religioso, intercultural e de integração africana.
Fonte e imagem: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário