Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 25 de agosto de 2015

IGREJA NA ÁFRICA: Juventude convidada a combater novas formas de escravidão e colonização



A juventude em África foi convidada a combater as novas formas de escravidão e colonização no continente, um apelo lançado pelo presidente da Conferência Episcopal da República Democrática do Congo, Dom Nicola Djomo, na cerimónia de abertura do Encontro  Pan-Africano de Jovens e Crianças católicos que está a decorrer em Kinshasa, RDC, de 21 a 25 de agosto de 2015.

A juventude em África, disse o prelado, não deve permitir que falsas armadilhas de riqueza os atraiam a sair dos seus países em busca de empregos inexistentes na Europa e na América. "Sede vigilantes às decepções das novas formas de destruição da cultura da vida, e dos valores morais e espirituais; usai os vossos talentos e outros recursos para renovar e transformar o nosso continente e para a promoção de uma justiça, paz e reconciliação duradouras em Africa; vós sois um tesouro para a África, a Igreja confia em vós, o vosso continente precisa de vós", sublinhou Dom Djomo na sua intervenção, exortando ainda os jovens a estudarem a Doutrina Social da Igreja para melhor servirem a Igreja em África e nos seus países.

No encontro participam cerca de 120 jovens representando vários países da África e tem lugar no Centro Católico de Nganda em Kinshasa e foi organizado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM), em colaboração com a Conferência Episcopal do Congo (CENCO).

Numa mensagem apresentada em nome do Secretário-Geral do SECAM, Padre Komakoma, o Director das Comunicações do SECAM salientou que o encontro tinha como objectivos: envolver a juventude africana na promoção da justiça, paz, boa governação e reconciliação a nível nacional, regional e continental, fazendo-os participar na celebração do Ano Africano da Reconciliação; criar as bases para a instituição de uma Organização Pan-Africana de Movimentos de Acção Católica para Jovens e Crianças e avaliar a possibilidade de acolher, num futuro próximo, uma Jornada Mundial da Juventude em África.

O Director das Comunicações ressaltou que SECAM dá uma atenção prioritária aos jovens, que formam cerca de 70% da população em África. "Os jovens são o sector mais importante da população africana sobre quem a Igreja deve contar, como prioridade, no âmbito dos esforços de evangelização da Igreja, tais como a promoção da justiça, da paz, da reconciliação e do desenvolvimento socioeconómico do nosso continente”, acrescentou.

Os participantes tiveram também a oportunidade de participar numa Convenção de sete mil Jovens da Arquidiocese de Kinshasa, com uma intervenção do Cardeal de Kinshasa Laurent Monsengwo que, na sua catequese, falou da “Fraternidade, Diálogo, Justiça e Reconciliação à luz de Ef. 2, 12-19”. O Cardeal também respondeu a perguntas feitas pelos jovens, sobre questões de política, relações Igreja-Estado e desafios económicos, sociais e culturais com os jovens se confrontam hoje.

O encontro tem como tema: "Educação para a Cultura de paz e reconciliação" e, para além do anfitrião RDC, o Egipto é o País com maior número de participantes.

Fonte e imagem: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário