Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O EVANGELHO E A SÍNTESE DE CANÔNICO



O EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos (Marcos 2,18-22)
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

A SÍNTESE DE CANÔNICO
O jejum para o judeu apresenta um tom de tristeza, renúncia e sacrifício em louvor a Javé. Eles ficavam admirados porque nem Jesus e nem os seus discípulos exerciam esta prática.

Jesus tomou a palavra, e com um argumento simples explicou que em tempo de alegria e júbilo como jejuar? Os discípulos tinham a sua presença constante. Quando ele partisse para o Pai, eles jejuariam. E argumentou com palavrsa que significam “não adianta tentar mudar a crença de vocês que ainda estrão esperando o Messias. Você não acreditam que o Messias sou eu. Portanto, mesmo que vocês se convençam, é como colocar um remendo novo numa mentalidade velha. Esta novidade jamais será assimilada. Colocar vinho novo no coração velho de vocês é gastar tempo sem resultado”.

Nos dias atuais em que Jesus está à direita do Pai, o jejum é uma prática salutar entre todos os cristãos. É a renúncia do que se gosta por algo muito maior.

#EuCreioAssim
Canônico

Fonte: Evangelização Católica
Imagem Google

Um comentário:

  1. Bom dia, amigo e irmão, quero ser um vaso novo para ter em mim o amor do Senhor. Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir