Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O EVANGELHO E A SÍNTESE DE CANÔNICO



O EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos (2,23-28)
23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

A SÍNTESE DE CANÔNICO
A pergunta que o evangelho nos inspira hoje: LEGALISMO OU MISERICÓRDIA?

A Lei jamais pode sobrepujar o amor. As necessidades básicas humanas não estão sob o jugo da Lei. Porque era dia de sábado – dia sagrado dos judeus – os discípulos tinham que padecer de fome porquanto estava escrito que no dia de sábado não se podia colher o trigo.

Atualizando para os dias de hoje, seria a mesma coisa de não se socorrer uma pessoa acidentada, porque é domingo e nós estamos indo para a missa. A nossa missa, nesta circunstância, será o ato de misericórdia que praticarmos.

Para nós cristãos, o legalismo mata; enquanto que a misericórdia faz renascer.


#EuCreioAssim
Canônico

Fonte: Evangelização Católica
Imagem Google

Um comentário:

  1. Bom dia amigo e irmão, bendito seja o Senhor de todos os nossos dias. Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir