Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O EVANGELHO E A SÍNTESE DE CANÔNICO



O EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus (4,12-17.23-25)
Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15"Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". 17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". 23Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: ende­mo­ni­nhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão.


A SÍNTESE DE CANÔNICO
O Evangelho nos mostra ao vivo e a cores o discernimento de Jesus.  O Espírito Santo estava nele. Mesmo com a prisão do Precursor Ele poderia ter permanecido naquela região. Mas qual foi a sua atitude? Partir dali, dirigindo-se à cidade de Cafarnaum, cidade totalmente pagã e idólatra, onde fixou residência e anunciava o Reino de Deus.

Suas palavras de exortação valem para nós: “Convertei-vos!” Converter-se é mudar de vida, de ideias, de atitudes; é ser transfigurado por uma metanóia sem limite de tempo. É convergir os olhos para as ‘coisas do Alto’; é fixar os olhos em Jesus.

E quando isso acontece, nós que vivíamos nas trevas veremos uma grande luz. Uma luz que ilumina, aquece e nunca se apaga dos nossos corações. E qual o maior fruto desta transformação? O nosso testemunho autêntico e real da presença de Jesus em nós e em nossas palavras, no anúncio pleno das maravilhas que ele realiza em nós. O Reino de Deus está no meio de nós.


#EuCreioAssim
Canônico

Fonte: Evangelização Católica
Imagem Google
           
“Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. (João 14,27)



Um comentário:

  1. Bom dia, amigo e irmão, a paz profunda é a que lhe desejo e vem do Senhor, nosso Pai. Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir