Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 14 de dezembro de 2019

Maria teve outros filhos? (3)


A língua hebraica é muito pobre de palavras. Um único termo designa vários outros. É dependendo do sentido empregado que poderemos deduzir o seu significado.


Para que você entenda melhor, um exemplo com uma palavra da nossa Língua Portuguesa que, inclusive, é riquíssima de vocábulos, sinônimos e antônimos. Tomemos a palavra MANGA. Quais os seus significados? Terceira pessoa do verbo mangar; acessório de vestimenta; fruta; local onde são colocados os animais para se alimentarem; aparato de vidro colocado no candeeiro. Somente aqui temos cinco significados da mesma palavra.


O hebraico não possui termos que indiquem todos os graus de parentesco. Há uma passagem no livro do Gênesis 12,5 falando da partida de Abrão em busca da Terra Prometida: “Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão...” Lot era filho do irmão de Abrão, logo era seu sobrinho. Em outra passagem mais adiante que se refere à escolha da terra, Abrão fala para Lot: “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.” (Gênesis 13,8) Pergunto: Abrão era tio ou irmão de Lot? A Bíblia está se contradizendo? Ou a palavra irmão apresenta outro significado?


Quando lemos em Marcos 6,3 “não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?”, esta palavra não quer dizer irmãos e irmãs de sangue, mas primos, parentes próximos. Uma última pergunta: Se Jesus tivesse outros irmãos e irmãs teria deixado Maria aos cuidados de João – o discípulo amado. Que filho teria sido esse Jesus de Nazaré!

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário