Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Maria gerou outros filhos? (1)


Tudo o que está escrito na Bíblia é verdadeiro; mas, nem tudo o que é verdadeiro está na Bíblia. Assim como existem fatos históricos reais narrados nos escritos apócrifos, todavia, nem todos os escritos apócrifos apresentam fatos históricos reais. (Termo usado no texto “Quem foram os pais de Maria?”)

Partimos na nossa caminhada, desse versículo: “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?” (Marcos 6,3). O texto não fala dos filhos de Maria, porém, dos irmãos de Jesus.

Qual a explicação de um escrito apócrifo denominado “A história de José, o carpinteiro?” José era viúvo, de idade avançada, e pai de seis filhos. Seus nomes estão citados acima. Os nomes das filhas: Lísias e Lídia.

Na época, cabia o direito ao pai de escolher o esposo para as filhas a partir dos doze anos de idade, quando estavam aptas à procriação. Qual o pai que com o menor senso de normalidade possível, escolheria para marido de uma filha de doze anos, um viúvo, de idade avançada e pai de seis filhos além do mais, carpinteiro? (Se fosse nos dias de hoje) equivaleria a pedreiro, mestre-de-obras, construtor, serralheiro, caixeiro-viajante... Estaria sempre viajando. E a esposa? E o filho?

Explicação falha, falsa e fantasiosa, para diminuir a graça de Deus concedida a José e Maria de vivenciarem uma castidade santa e divinizada, na renúncia e no amor espiritual profundo que transcende a carne e encontra-se no coração de Deus.

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário