Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Incullturação


NOS PASSOS DE SÃO JOÃO PAULO II

“É de fato conforme à tradição constante da Igreja recolher das culturas dos povos tudo aquilo que é em grau de exprimir melhor as inexauríveis riquezas de Cristo.”

Existem diversas expressões culturais que expressam o estreitamento dos laços familiares. Estas expressões não só devem ser imitadas, mas divulgadas entre as famílias para que, na medida do possível, possam também imitá-las.

Faz parte do nosso círculo de amizades, um casal que tem 10 filhos morando todos na mesma capital. Para estreitar o relacionamento familiar e criar laços mais profundos de amor e gratuidade, todas as terças-feiras, os filhos, as filhas, noras e genros, tomam o café da manhã na residência do casal. Hábito altamente salutar semeado em cada coração pela mãe, e acatado com grande alegria e satisfação pelo pai. Exemplo maravilhoso que deveria ser cultivado – mesmo na simplicidade – por famílias de menor renda, porquanto o que importa é o amor do gesto e da atitude.

Nesta mesma família, a mãe preocupava-se a cada dia “como levar a Palavra de Deus”. Convidou-nos – a mim e minha esposa -  para coordenarmos uma Vigília de Natal, onde os familiares teriam a liberdade de participar ou não. Resultado: nossa coordenação estendeu-se por 23 anos. Na grande maioria das vezes a assembleia dos familiares presentes, lotava o amplo recinto. Hoje os pais são falecidos, mas a tradição continuará.

Tenho estes dois episódios como INCULTURAÇÃO FAMILIAR. A nossa cultura nos leva a esse “xamego” de se querer estar sempre juntos.

Cada povo tem as suas tradições de inculturalidade. Tratando-se de Família, cremos que sejam salutares para a alma e o coração. E a nossa Igreja – Una, Santa, Católica e Apostólica -  valoriza e dá crédito a esse tipo de convivência entre as diversidades culturais.

Fonte: Familiaris Consortio

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário