Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Maria é mãe de Deus ou de Jesus?


Três definições iniciais: Santo – quem faz a vontade de Deus – justo, bem-aventurado, bendito, feliz; Heresia – ensinamento contra a fé da Igreja; Concílio – assembleia de todos os bispos, convocada pelo papa, para deliberar e estudar assuntos doutrinários.

Em 431 foi realizado um desses Concílios em Éfeso (Ásia Menor), com a presença de 250 bispos, para refutar a heresia de Nestório (patriarca de Constantinopla) que afirmava Jesus ser possuidor de duas naturezas: a natureza divina e a natureza humana, sendo Maria apenas a mãe da natureza humana de Jesus.

Concluídos os trabalhos sob a coordenação do papa Celestino I, deduziu-se que apesar das duas naturezas presentes na pessoa de Jesus, e ele sendo Deus-Homem, Maria foi proclamada Theotókos – Mãe de Deus.

No Magnificat (Lucas 1,48b-49), Maria plena do Espírito Santo, exclama em alta voz à sua parenta Isabel e ao mundo: “...todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque fez em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo.” A Virgem é a Santa Maria Mãe de Deus.

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário