Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 17 de abril de 2016

Crescendo na Fé: 7 formas de dizer “não”




Já passou pela sua cabeça que você não está dando conta de muita coisa porque não consegue dizer NÃO?

Ser uma pessoa boa, querida ou competente não significa que você precisa dizer sim para tudo.

Muitas pessoas tem dificuldades em dizer não, porque tem medo de não serem aceitas ou estarem colocando seu nome na lista dos profissionais a serem cortados.

O fato é que dizer NÃO é difícil mesmo, mas podemos desenvolver habilidades que nos ajudarão na negativa nossa de cada dia. Dá uma olhada:

Tenha CLAREZA do que é importante para você – saber o que é importante ajudará você a dizer não. Se você tem um planejamento semanal, mensal, anual…se você sabe quais resultados quer, você tem conhecimento do que é importante para sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Seu TEMPO é limitado – e as tarefas e pedidos são frequentes. Tenha domínio sobre sua agenda. Nela você até pode deixar alguns espaços para atender algum pedido fora de hora, porém, não se sinta culpado em dizer não. O tempo é seu e, tanto você, quanto o outro, precisa respeitá-lo.

QUESTIONE! – quando te pedirem algo, pergunte se é realmente necessário, pergunte se outra pessoa não pode fazê-lo em seu lugar, questione o valor da tarefa.

ARGUMENTE – tenha argumentos verdadeiros. Não invente mentiras para escapar do Não. Normalmente as mentirinhas servem mais para você se justificar a você mesmo e pouco impactam na situação.

Sim ou não. Talvez, NUNCA. – o "Talvez" gera esperança no outro que você vai resolver a situação a qual não pode gerenciar no momento. Analise o pedido, indique soluções mas seja firme no seu sim ou não.

Diga SIM. – há situações que o sim é a única resposta, aquele jantar no cunhado chato ou aquela reunião de relacionamento da empresa…é vero! Acontece! A dica é reservar um dia ou horas para isso.

Não ao CHEFE – e se você precisar falar não ao chefe? Mostre sua lista de prioridades profissionais e o que você deseja alcançar como resultado. Para isto você precisa estar muito bem integrado com seus compromissos.

Dizer NÃO dói! As vezes mais na gente do que no outro. Mas se buscamos ser profissionais e pessoas equilibradas, precisamos adotar essa postura de respeito próprio.

Luciana Cairo
Fonte: Catequese Católica
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário