Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 3 de maio de 2016

CCEE recebe encorajamento do Papa a enfrentar desafios para a Europa



Cidade do Vaticano (RV) - Os membros da presidência do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) realizaram esta terça-feira (03/05) uma conferência na Sala Marconi da Rádio Vaticano, um dia após o encontro com o Papa Francisco.


Entre os conferencistas estavam o presidente do organismo, o arcebispo de Budapeste (Hungria), Cardeal Péter Erdő; e os dois vice-presidentes, o arcebispo de Gênova, Cardeal Angelo Amato, e o arcebispo de Scutari (Albânia), Dom Angelo Massafra.

O Papa encoraja os bispos europeus a enfrentar os grandes desafios que hoje são cada vez mais urgentes no Velho Continente. Foi o que afirmou o Cardeal Erdő, que partilhou os sentimentos vividos na audiência com o Pontífice:

“O Santo Padre encorajou-nos e falou também de suas preocupações em relação à Europa. Encorajou-nos porque a Europa deve reencontrar suas raízes cristãs. Nossa missão é não deixar esquecer essas verdades, porque o cristianismo é uma força vital e o denominador comum das culturas de cada povo deste continente.”

Os povos europeus devem reconciliar-se, acrescentou o purpurado magiar. E a propósito dos desafios para a Europa, acrescentou que devem ser encontradas respostas cristãs aos problemas.

Por sua vez, o Cardeal Bagnasco falou da importância da formação das consciências pessoais e comunitárias. Algo que se torna particularmente grave diante do imponente movimento de migrantes e, falando da integração dos imigrantes, observou que é preciso passar de um modelo de multiculturalidade a um modelo de interculturalidade:

“É preciso ajudar o homem europeu a viver junto: porque se os homens não souberem fazê-lo, muito menos os Estados o saberão. E se vê isso... viver juntos não de modo funcional, mas porque essa é sua profunda natureza, a sua verdade mais verdadeira. Viver juntos, porque o homem é relação e subtraindo-se das relações, subtrai a si mesmo.”

O purpurado, que também é presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), evidenciou que as Igrejas na Europa estão fazendo todo o possível para dar acolhimento aos migrantes, exatamente como exortado pelo Papa Francisco.

Em seguida, chamou a atenção para aquelas lobbys que devido a interesses econômicos estão buscando desestruturar o homem para depois manipulá-lo mais facilmente.

Respondendo a perguntas dos jornalistas, o purpurado italiano disse que o referendo sobre a eventual saída do Reino Unido da União Europeia é sinal de uma forte insatisfação para com as instituições europeias, que requer um sério exame de consciência:

“Evidentemente, é expressão de uma insatisfação. Independentemente de qual será o resultado sobre o qual agora não devemos nos expressar, há uma insatisfação objetiva que deveria levar a refletir, que deve levar  os organismos europeus a refletir seriamente.”

À margem da conferência, o Cardeal Bagnasco afirmou que levantando muros e criando confinamentos, a Europa não quer bem a si mesma.

Por sua vez, o arcebispo de Scutari, Dom Massafra, falou da alegria da Igreja e da população albanesa pela Beatificação dos 38 mártires do regime comunista, cujo decreto foi assinado dias atrás pelo Papa Francisco, e pela Canonização de Madre Teresa, filha da Albânia.

Fonte e imagem: ACI Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário