Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 24 de novembro de 2015

IGREJA: Vaticano - começou julgamento sobre divulgação indevida de documentos



Teve lugar nesta terça-feira, dia 24, no Vaticano, a primeira audiência do chamado caso “Vatileaks 2”. O processo foi aberto devido às revelações e publicação de documentos reservados da Santa Sé e terá cinco pessoas no banco dos réus.

Os acusados são o padre Vallejo Balda, detido desde o dia 1 de novembro. Ele foi secretário da extinta Comissão de investigação dos organismos económicos e administrativos da Santa Sé (Cosea), da qual provêm a maior parte dos documentos difundidos.

No banco dos réus também estarão os jornalistas italianos Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, que publicaram os documentos em livros, assim como a ex-colaboradora da Cosea, a italiana Francesca Chaouqui, que foi detida juntamente com o padre espanhol e posteriormente libertada, e outro colaborador do mesmo organismo, o italiano Nicola Maio.

Os jornalistas são acusados de publicação de documentos reservados da Santa Sé, o sacerdote espanhol, Chaouqui e Nicola Maio são acusados de associação para a divulgação dos documentos.

Em particular, são acusados ainda de violar o artigo 118 bis, introduzido pelo Papa Francisco em 2013, que contempla o delito de “apoderar-se ilegitimamente ou revelar notícias ou documentos dos quais está proibida a divulgação”.

No Código de Direito Canónico a pena para este delito é de 6 meses a 2 anos de reclusão ou multa de mil a cinco mil euros.

Fonte e imagem: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário