Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Palavras de Maria(2)


Uma das principais características da personalidade da Mãe é o silêncio. Plasmada no coração do Pai pelo Espírito Santo, o silêncio absoluto herdou do esposo este dom inefável. Prefere “guardar todas as coisas para meditar no seu coração”. (Lc 2,19).
   
Quando em alguns momentos fez-se necessário que a sua voz fosse ouvida, falou; suas palavras, porém, eram mansas, delicadas e cheias de ternura. Os Evangelhos, segundo Lucas e João, guardam as suas sete expressões vocais pronunciadas dentro de circunstâncias diversas.

2. Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. (Lc 1,38)     
Ainda no contexto da Anunciação, o anjo explicíta a Maria três sinais que caracterizariam aquele a quem ela iria gerar: “Ele será grande, será o Filho do Altíssimo e será Rei”. Na sua pequenez, na sua humildade, na sua servidão, ela abrigaria o Grande, o Altíssimo, o Rei. E José? E os seus planos? E o seu casamento? Faltava tão pouco!... A casinha estava ficando linda! Um pequeno canteiro de flores denunciava o quanto ele era romântico e sensível! Estava tudo pintado, limpinho, mobiliado... Fazia gosto de ver! A carpintaria ficava próxima. De vez em quando poderia ir até lá levando alguns figos ou alguns pãezinhos assados na hora para recompor as energias do seu amado. À tardinha, junto do portão, revestida de simplicidade e singeleza, esperaria ansiosa a sua volta e o abraçaria, e o beijaria, e o conduziria pela mão até o seu pedacinho do céu. E agora? O chamado, o apelo de Deus são maiores, infinitamente superiores aos seus sonhos. Seus sonhos são nada diante da Missão Maior. Ela é nada. Deus é o Tudo. Diante dele ela só pode curvar-se. É a escrava do Senhor.
   
No Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luís Maria Grignion de Montfort assinala cinco diferenças fundamentais entre um servo e um escravo:
a) Um servo não dá a seu patrão tudo o que é, tudo o que possui ou pode adquirir por outrem ou por si mesmo; mas um escravo se dá integralmente a seu Senhor, com tudo o que possui ou possa adquirir, sem nenhuma exceção.
b) Servo exige salário pelo serviço que presta a seu patrão; o escravo, porém, nada pode exigir, seja qual for a assiduidade, a habilidade, a força que empregue no trabalho.
c) Servo pode deixar o patrão quando quiser, ou ao menos quando tiver tempo de serviço; mas o escravo não tem esse direito.

d) O patrão não tem sobre o servo direito algum de vida e morte, de modo que, se o matasse como mata um dos seus animais de carga, cometeria um homicídio; mas, pelas leis, o senhor tem sobre o escravo o poder de vida e morte; de modo que pode vendê-lo a quem o quiser, ou matá-lo como o faria a seu cavalo.

e) O servo, enfim, só por algum tempo fica a serviço de um patrão, enquanto o escravo o é para sempre.

A vontade da escrava é a vontade do seu senhor. Maria, sendo escrava, faz somente a vontade de Deus, o seu Senhor.

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Sou Catequista (busque em Artigos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário