Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sexta-feira, 26 de junho de 2015

CONHECER PARA AMAR: O que é a Bíblia?



Divide-se em duas partes bem destacáveis: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Testamento é o nome que se dá à Aliança "contraída" com Abraão e "cumprida" em Jesus Cristo. Enquanto projeção de Abraão designou-se por Antigo Testamento aos acontecimentos a ela correlatos; quando afins à Nova Aliança em Jesus Cristo, tomou o nome de Novo Testamento. É que um testamento "traz" disposições que devem ser "cumpridas" após a morte de um dos testadores, no caso, Abraão no Antigo e Jesus no Novo, "trazendo", para a Homem "cumprir", "disposições de última vontade", e "uma herança".

A Bíblia vem geralmente dividida em capítulos e versículos (vide tabela abaixo). Os capítulos são especificados por números maiores colocados num começo de narrativa parcial e os versículos por algarismos menores colocados antes das frases que compõem o capítulo. Costuma-se dar títulos aos vários capítulos, ou a trechos deles, também conhecidos por "perícopes", que foram ai incorporados pretendendo facilitar a compreensão e a localização por assuntos, mas não fazem parte integrante e indestacável do contexto.

Representação de Capítulos e Versículos da Bíblia


Costuma-se representar os livros pelas duas primeiras consoantes ou uma ou duas consoantes e uma vogal de seu nome (para evitar confusão com outro), por exemplo:
Gn para Gênesis; Ex para Êxodo; Cro (ou Cr) para Crônicas [para não se confundir com abreviatura de Coríntios - (Cor ou Co)] etc..

Os capítulos são representados pelo seu número seguido de vírgula:

Gn 1, - significa capítulo 1 do livro de Gênesis.

Já os versículos vêm geralmente após a vírgula do capítulo:

Gn 1,2 - significa livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 2.

Quando se pretende representar todos os versículos a que se refere, usa-se separá-los por um hífen (com o significado de = até):

Gn 1,15-20 - significa livro de Gênesis, Capítulo 1, a partir do versículo 15 até o 20.

Colocando-se um ponto após o ultimo versículo e colocando-se outro número significa que se deve saltar do versículo para o outro:

Gn 1,15-20.25-26 - significa que após o versículo 20 deve-se saltar para o 25 e ler até o 26.

Pode acontecer que um versículo se componha de várias frases, designando-se então cada uma delas por uma letra do alfabeto:

Gn 1,15-16ab - significa que a citação abrange no versículo 16 apenas as duas primeiras frases.

Ainda pode acontecer que a citação tenha após o versículo um número seguido de vírgula; nesse caso se trata de referência a capítulo:

Gn 1,15-2,4a - significa que a citação vai do versículo 15 do capítulo 1 ao versículo 4 do capítulo 2, primeira frase.

Um número seguido de vírgula corresponde a capítulo
e um número quando vem seguido de hífen, a versículo,
e um número quando vem seguido de ponto a versículo. 

Fonte: Catequese Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário