Cidade
do Vaticano (RV) – O Santo Padre participou, na manhã desta
sexta-feira (04/12), na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, da primeira
pregação de Advento do Padre Raniero Cantalamessa, capuchinho.
Durante o Advento, o Pregador oficial da Casa
Pontifícia propõe ao Papa e aos seus colaboradores da Cúria Romana algumas
meditações durante as sextas-feiras, que precedem o Santo Natal. Este ano, o
Capuchinho dedica sua série de reflexões sobre o tema: “Cristo, Luz dos
Povos”: uma releitura cristológica da Lumen gentium”.
Lumen gentium
Por ocasião do 50° aniversário da conclusão do Concílio
Vaticano II, o Pregador Capuchinho dedica suas três meditações de Advento ao
grande evento conciliar, partindo de um dos seus quatro principais Documentos:
a Constituição sobre a Igreja (Lumen Gentium), sobre a Liturgia (Sacrosanctum
Concilium), sobre a Palavra de Deus (Dei Verbum) e sobre a Igreja no mundo
(Gaudium et Spes).
Tem-se falado e escrito muito sobre o Concílio,
quase sempre pelas suas implicações doutrinais e pastorais e não tanto pelos
seus conteúdos especificamente espirituais. Portanto, ele focalizou sua atenção
sobre os textos de espiritualidade, úteis para a edificação da fé.
Por isso, o Padre Cantalamessa dedica, nas três
sextas-feiras do Advento deste ano à meditação da Constituição conciliar Lumen
Gentium, ou seja sobre a Igreja, corpo e esposa de Cristo: “A chamada universal
à santidade e a doutrina sobre a Virgem Maria”.
Cristo, Luz dos povos...
O tema “Cristo, Luz dos povos” faz referência
explícita à Igreja e é a chave para interpretar toda a eclesiologia do Concílio
Vaticano II. Trata-se de uma eclesiologia cristológica, e, portanto, espiritual
e mística, antes que social e institucional; é uma relação semelhante àquela
entre o corpo e a alma. que lhe dá vida. Ambos são inseparáveis e necessários,
em vista de uma evangelização mais eficaz. De fato, não se aceita Cristo por
amor a Igreja, mas a Igreja por amor a Cristo. Mas, “quem é a Igreja”?
Igreja: corpo e esposa de Cristo
A alma e o conteúdo cristológico da Lumen Gentium
são representados pela Igreja como a Esposa e o Corpo de Cristo. Por
conseguinte, o Corpo de Cristo é a Eucaristia. Esta visão é a que mais aproxima
a eclesiologia católica da eclesiologia eucarística da Igreja Ortodoxa: “Sem a
Igreja e sem a Eucaristia, Cristo não teria corpo no mundo”. Isto se realiza
por meio dos Sacramentos, especialmente do Batismo e da Eucaristia.
Segundo a eclesiologia conciliar, “o encontro
pessoal com Jesus dá-se mediante os Sacramentos. Por isso, no final da sua
meditação, o Padre Raniero Cantalamessa destaca, mais uma vez, o aspecto espiritual
e existencial do encontro pessoalmente com Jesus, não tanto como personagem,
mas como pessoa; não de alguém do qual se fala, mas de alguém “a quem e com
quem” se pode falar, por ter ressuscitado e estar vivo. Não se trata apenas de
uma memória, mas de uma presença.
Por fim, o Pregador oficial da Casa Pontifícia
recordou: “Não se aceita Cristo por amor à Igreja, mas se aceita a Igreja por
amor a Cristo”. E exortou: “Procuremos amar a Cristo e fazê-lo amar; assim
prestamos o melhor serviço à Igreja. Se a Igreja é a esposa de Cristo, como
toda esposa, ela gera novos filhos unindo-se por amor ao seu Esposo. A
fecundidade da Igreja depende do seu amor por Cristo”.
Fonte e imagem: News va
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