Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 26 de dezembro de 2015

Papa Francisco: Pedir perdão e perdoar – Angelus do Papa no Dia de Santo Estevão



26 de Dezembro – Dia de Santo Estevão, feriado vaticano e também em Itália. Angelus na Praça de S. Pedro: festeja-se o primeiro mártir da Igreja morto por lapidação. Antes de morrer, este discípulo de Jesus pediu o perdão de Deus para aqueles que o mataram. O Santo Padre apresentou um caminho para os cristãos pedirem perdão e serem perdoados

Após termos contemplado no dia de Natal “o amor misericordioso de Deus, que se fez carne por nós” – referiu o Santo Padre na sua mensagem antes da oração – “hoje vemos a resposta coerente do discípulo de Jesus que dá a vida. Ontem nasceu na terra o Salvador; hoje nasce no céu a sua testemunha fiel. Ontem como hoje, aparecem as trevas da recusa da vida, mas brilha ainda mais forte a luz do amor, que vence o ódio e inaugura um mundo novo.

A este propósito o Papa Francisco referiu que existe um “aspeto especial na narrativa dos Atos dos Apóstolos deste dia que aproxima Santo Estevão ao Senhor”:
“ È o seu perdão antes de morrer lapidado. Pregado na cruz, Jesus tinha dito: ‘Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem’ (Lc 23,34); em tal modo Estevão ‘dobrou os joelhos e gritou em voz alta: “Senhor não lhes atribuas este pecado” ‘ (At 7,60). Estevão é, portanto mártir, que significa testemunha, por que faz como Jesus…”

O Santo Padre lançou neste ponto da sua mensagem uma pergunta: mas para que serve perdoar? “Encontramos a resposta precisamente no martírio de Estevão” – disse o Papa – porque “entre aqueles para quem ele implorou o perdão estava um jovem de nome Saulo; este perseguia a Igreja e tentava destruí-la. Saulo tornou-se pouco depois em Paulo, o grande santo, o apóstolo das gentes. Tinha recebido o perdão de Estevão. Podemos dizer que Paulo nasce da graça de Deus e do perdão de Estevão” – salientou o Papa.

“Também nós nascemos do perdão de Deus.«” – disse o Santo Padre – “não apenas no Batismo, mas em cada vez que somos perdoados o nosso coração renasce, é regenerado. Cada passo em frente na vida de fé leva a impressão inicial do sinal da misericórdia divina.”

“Não nos devemos nunca cansar de pedir o perdão divino porque só quando somos perdoados aprendemos a perdoar” – disse o Papa que apresentou um caminho para perdoarmos os outros:
“ Antes de mais a partir da oração, como fez Santo Estevão. Começa-se do próprio coração: podemos enfrentar com a oração o ressentimento que sentimos, confiando quem nos fez mal à misericórdia de deus. Senhor eu peço-te por ele ou por ela… Depois descobre-se que esta luta interior para perdoar purifica do mal e que a oração e o amor nos libertam das cadeias interiores do rancor. É tão feio o rancor… Em cada dia temos ocasião para nos treinarmos a perdoar, para viver este gesto tão alto que aproxima o homem de Deus. Como o Pai celeste tornamo-nos também nós misericordiosos, para que através do perdão vençamos o mal com o bem, transformamos o ódio em amor e tornamos assim mais limpo o mundo.”

Após a recitação do Angelus o Papa Francisco saudou todos os peregrinos presentes na Praça provenientes de Itália e de tantos outros países e renovou os seus votos de Natal, desejando que “a contemplação do Menino Jesus, com Maria e José, possa suscitar uma atitude de misericórdia nas famílias, nas comunidades paroquiais e religiosas, nos movimentos e nas associações, em todos os fiéis e nas pessoas de boa vontade.”

O Santo Padre pediu aos fiéis para rezarem por ele e a todos desejou um bom Dia de Santo Estevão e um bom almoço.

Fonte e imagem: News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário