Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 26 de dezembro de 2015

Maria Cheia de Graça: Palavras de Maria 4



Uma das principais características da personalidade da Mãe é o silêncio. Plasmada no coração do Pai pelo Espírito Santo, o silêncio absoluto herdou do esposo este dom inefável. Prefere “guardar todas as coisas para meditar no seu coração”. (Lc 2,19).
   
Quando em alguns momentos fez-se necessário que a sua voz fosse ouvida, falou; suas palavras, porém, eram mansas, delicadas e cheias de ternura. Os Evangelhos, segundo Lucas e João, guardam as suas sete expressões vocais pronunciadas dentro de circunstâncias diversas.

4. A minha alma engrandece o Senhor... (Lc 1,47-55)
  
 É a primeira frase do Magnificat. Por si só já traduz um hino de louvor à magnificência de Deus. Ele é Grande, é o Altíssimo, é o Rei. A minha alma não pode silenciar. Engrandecê-lo, louvá-lo, exaltá-lo, bendizê-lo é a minha missão., foi para isso que eu nasci. E porque o glorifico o meu espírito exulta, não cabe em si de alegria, está encharcado de júbilo em Deus, meu Salvador. A sua misericórdia me escolheu e me preparou desde toda a eternidade, e me predestinou para que fosse salva pelos méritos do meu Filho Jesus. Fui salva antecipadamente não por merecimento, mas por amor, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Humildade que é dom, que é graça concedida pela sua benevolência àqueles a quem ele quer dar, e tem como pré-requisito a qualidade de escravo. Desde agora todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, bendita, feliz, não porque eu seja por mim mesma; não porque eu queira me engrandecer e me exaltar, mas porque fez em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo. Ele libertou o seu povo peças mãos de Moisés e o conduziu através do deserto à Terra Prometida, para nos mostrar que a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Onde estão os poderosos da Babilônia, da Assíria, da Pérsia, do Egito, de Roma? Onde se encontram os tronos de Nabucodonosor, do Faraó e de Herodes? Ele mostrou a força do seu braço, dispersou os que têm planos orgulhosos no coração. O mistério das suas escolhas é insondável! Preferiu Jacó a Esaú; escolheu Davi em vez de Eliab; elegeu-me... Derrubou os poderosos dos seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e mandou embora os ricos, de mãos vazias. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre. Isabel, nós somos desta descendência. Ele nos cumula de bens. Ele nos acolhe e derrama a sua misericórdia sobre nós. Somos da descendência de Abraão, somos os descendentes da Promessa: “Farei de ti uma grande nação e te abençoarei. Engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gn 12,2-3). Isabel! Isabel! A minha alma glorifica o Senhor!

Antonio Luiz Macêdo
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário