Celebramos neste dia a santidade de um grande santo
da nossa Igreja, o qual foi digno de ser intitulado de Magno (Grande). Nascido
na Alemanha em 1206, numa família militar que desejava para Alberto a carreira
militar ou administrativa.
Soldado do Senhor e administrador do Reino de Deus,
devotíssimo da Virgem Maria, Santo Alberto optou pelos desejos do coração de
Deus, por isso depois de estudar ciências naturais em Pádua e Paris entrou na
família Dominicana em 1223, a fim de mergulhar nos estudos, santidade e
apostolado. Como consequência da sua crescente adesão ao Reino, foram aumentando
os trabalhos na “vinha do Senhor”, por isso na Ordem Religiosa foi superior
provincial e mais tarde, nomeado pelo Papa, Bispo de Ratisbona, num tempo em
que somente um santo e sábio poderia estabelecer a paz entre os povos e
cidades, como de fato aconteceu.
Santo Alberto Magno era um apaixonado e vocacionado
ao magistério (teve como discípulo São Tomás de Aquino); foi dispensado do
Episcopado, para na humildade e pobreza continuar lecionando, pregando e
pesquisando e dominando com tranquilidade os assuntos sobre mecânica, zoologia,
botânica, metereologia, agricultura, física, tecelagem, navegação e outras
áreas do conhecimento, os quais inseriu no seu caminho de santidade: “Minha
intenção última, escrevia, está na ciência de Deus”. Suas obras escritas encheram
38 grossos volumes e com o testemunho impregnou toda a Igreja de santidade e
exemplo de quem soube viver com equilíbrio e graça a fé que não contradiz a
razão. Entrou no Céu em 1280, proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos
cultores das ciências naturais.
Santo Alberto Magno, rogai por nós!
Fonte e imagem: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário