Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 29 de setembro de 2015

PAPA FRANCISCO: Papa no avião de regresso dos EUA - muros não são solução



No tradicional encontro com os jornalistas no avião de regresso das viagens apostólicas, o Papa Francisco disse que não é uma “estrela” mas que o Pontífice é o “Servo dos servos de Deus”. Foram vários os temas abordados que a seguir elencamos:
Refugiados na Europa
Falando sobre os refugiados na Europa e os muros que tornam a ser erguidos em fronteiras europeias o Papa afirmou que “todos os muros caiem”. Declarando que “os muros não são solução” o Santo Padre apontou o “diálogo” como o caminho que tem que ser percorrido para encontrar soluções para a “onda migratória”.

“Divórcio católico”
Sobre o seu recente Motu Proprio que facilitou o processo de nulidade matrimonial, o Papa reiterou que o “divórcio católico” não existe. “Ou não foi matrimônio – e esta é a nulidade, não existiu – e se existiu é indissolúvel. Isto é claro”.

China
Ao recordar que já se tinha manifestado sobre seu desejo de ver estabelecidas relações diplomáticas entre Santa Sé e China, o Papa disse que “existem contatos e diálogo”. “Para mim, ter um país amigo como a China, que tem tanta cultura e tanta possibilidade de fazer bem, seria uma alegria”.

Colômbia
Sobre o acordo de paz na Colômbia, o Papa disse sentir-se parte não por ter tido uma atuação direta mas sim porque “sempre desejou isso”. “Falei duas vezes com o presidente Juan Manuel Santos sobre o problema, e a Santa Sé – não somente eu –está aberta a ajudar como puder”.

Objeção de consciência
No contexto de uma resposta sobre “funcionários do governo” que se rejeitam realizar o trabalho segundo a lei, o Papa disse que a objeção de consciência é um direito humano. “Se a uma pessoa não é permitido exercer a objeção de consciência, essa é a negação de um direito”.

“Sucesso” da viagem
Ao ser questionado se se “sentia mais forte” após o sucesso da viagem, o Papa Francisco afirmou que deve continuar no caminho do serviço porque sente que ainda não fez tudo o que deve fazer. “Este é o sentido que eu tenho de poder”, respondeu. “Não sei se tive sucesso ou não. Mas tenho medo de mim mesmo, porque se eu tenho medo de mim mesmo, sinto-me sempre frágil, no sentido de não ter poder, o poder é também uma coisa passageira: hoje existe, amanhã não... Jesus definiu o poder: o verdadeiro poder é servir”.

“Mulheres” sacerdotisas
Questionado sobre se, um dia, a Igreja católica terá mulheres sacerdotisas, o Papa afirmou que “isso não se pode fazer”. Contudo, admitiu: “Estamos um pouco atrasados no desenvolvimento de uma teologia da mulher. Devemos seguir adiante com essa teologia. Isso sim, é verdadeiro”.

Fonte e imagem: News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário