Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 2 de junho de 2018

Maria de muitos nomes - Nossa Senhora da Apresentação

Origem do título

O título de Nossa Senhora da Apresentação surgiu de uma Tradição cristã muito antiga que narra a apresentação de Maria, feita por seus pais, Joaquim e Ana, no templo de Jerusalém. Maria tinha, então, apenas três anos de idade. A Tradição Cristã conta que, no fato em questão, a Virgem Maria, ainda criança, consagrou sua vida, seu corpo, seu coração e entregou-se totalmente a Deus, oferecendo-se para servir a Ele como Ele quisesse. Assim nasceu o título de Nossa Senhora da Apresentação: porque ela foi apresentada no Templo do Senhor.

Primeira paróquia da Santa no Brasil

A primeira paróquia de Nossa Senhora da Apresentação no Brasil foi fundada em 1599, Em Natal, atual Estado do Rio Grande do Norte. Isso aconteceu porque ali foi encontrada uma imagem da Santa. A igreja, que antes era chamada Catedral de Natal, hoje Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, fica na Praça André de Albuquerque. Na mesma praça foi celebrada pelo então padre Gaspar Moperes, no dia 25 de dezembro de 1599, a primeira missa da cidade.

Festas pelo dia da Padroeira 

Em Natal, celebra-se o dia da padroeira em 21 de novembro. Porém, as festas se iniciam no dia 11 de novembro e se estendem até o dia 21, com celebrações e missas, principalmente na Pedra do Rosário (lugar onde foi encontrada a imagem da padroeira), na Catedral Metropolitana e na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral).

Padroeira de Porto Calvo

Em Alagoas, uma cidade chamada Porto Calvo, que foi campo para inúmeras batalhas entre brasileiros e invasores na guerra holandesa, também se adotou Nossa Senhora da Apresentação como padroeira.

Uma das primeiras paróquias cariocas

Antigamente, o bairro do Irajá, situado no Rio de Janeiro, era um imenso campo público, usado pelo gado como pastagem e descanso. Foi construída no bairro, pelo padre Gaspar da Costa no ano de 1644, uma capela para a veneração a Nossa Senhora da Apresentação. A capela sofreu uma reforma e uma ampliação, para mais tarde virar uma das paróquias mais antigas do Rio de Janeiro.

Oração a Nossa Senhora da Apresentação

“Minha boa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Apresentação que, aos três anos subistes as escadarias do Templo para vos consagrardes inteiramente a Deus, praticando assim o ato de religião o mais agradável ao Senhor, seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa consagração.
Consagrastes ao Senhor, ó Rainha do Céu, o vosso espírito e vosso coração, em flor de infância, o vosso corpo e todas as potências do vosso ser pelo sacrifício total, o mais generoso e desinteressado, pela mais solene imolação que o mundo já viu, antes da imolação do Calvário.

Nós, aqui na terra de exílio, unimos aos espíritos celestes que assistiram a esta augura cerimônia que é como prelúdio de todas as vossas festas e com eles e todos os santos cantamos as glórias da vossa Apresentação benditíssima. Amém.”
Santos e Ícones
  


Leia as obras de Antonio Luiz Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário