Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Evangelho em Áudio, Texto e Comentário



15/07/2016


Evangelho do dia: (Mateus 12,1-8)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 12 1 atravessava Jesus os campos de trigo num dia de sábado. Seus discípulos, tendo fome, começaram a arrancar as espigas para comê-las.
2 Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: “Eis que teus discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado”.
3 Jesus respondeu-lhes: “Não lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros,
4 como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição? Ora, nem a ele nem àqueles que o acompanhavam era permitido comer esses pães reservados só aos sacerdotes.
5 Não lestes na lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no templo o descanso do sábado e não se tornam culpados?
6 Ora, eu vos declaro que aqui está quem é maior que o templo.
7 Se compreendêsseis o sentido destas palavras: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’... não condenaríeis os inocentes.
8 Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Palavra da Salvação.

Meditando o evangelho
LIVRE DIANTE DA LEI
            Os fariseus estavam sempre à procura de um deslize de Jesus ou de seus discípulos para poder acusá-los. Não suportavam que Jesus ensinasse a seus discípulos serem livres diante da Lei, não se deixando desumanizar por ela, e também não os censurasse quando a transgrediam. Por isso, o Mestre entrava continuamente em atrito com eles.
            A visão estreita dos fariseus exigia repouso absoluto em dia de sábado. Exceto em alguns poucos casos, aceitavam trabalhar no dia de preceito. O fato de os discípulos de Jesus colherem, em dia de sábado, espigas para comer, parecia-lhes um desrespeito ao mandamento religioso. A circunstância de estarem com fome não servia para atenuar tal severidade.
            A resposta de Jesus mina, pela base, o rigor farisaico. Ele cita casos da Bíblia onde pessoas de prestígio, em circunstâncias especiais, transgrediram a Lei do repouso sabático, e não foram censuradas. Existem, pois, situações em que não é possível cumprir Lei, por exemplo, quando se corre risco de vida, ou quando se deve prestar um serviço necessário aos outros.
            Jesus avaliou a atitude dos discípulos a partir de um princípio diferente daquele dos fariseus. Para ele, a misericórdia no trato com as pessoas é muito mais importante que o cumprimento minucioso da Lei. Quando alguém é interpelado pela caridade, os ditames da Lei ficam em segundo lugar. Essa é melhor maneira de agradar a Deus. 

Fonte: Dom Total
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário