Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Ajuda adequada


A Sabedoria de Deus verdadeiramente excede as limitações e ambigüidades do pensamento humano. Quando na sua Onisciência a Trindade determinara que havia chegado o momento certo, foram pronunciadas aquelas palavras que ecoam desde toda a eternidade, expressão mais pura do Amor de um Deus que cria o Homem à sua imagem e semelhança, concedendo-lhe Inteligência, Vontade, Liberdade e Capacidade de Amar.

O Homem foi criado por Amor e para amar. Mas o amor não se fecha em si, não se encaracola, não se enverga para olhar o próprio umbigo. Ao contrário, sai de si ao Encontro do outro para dar-se, numa entrega que transcende a realidade visível do Ser.
Sendo assim, a quem o homem iria? Para que sairia de si, se não tinha a quem encontrar? Em meio a um jardim paradisíaco onde nada lhe faltava, um Nada lhe fazia muita falta. A falta sentida era tanta que a solidão apossou-se de seu coração e de sua alma, revelando-se através do olhar, dos gestos e das palavras, chegando à percepção do Senhor que exclamou: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada”. Deus permitiu que o homem sentisse esse vazio, essa solidão, essa tristeza, para que ele pudesse descobrir a verdade de não bastar-se a si mesmo. A partir daí, Deus criou a mulher.

Esta pedagogia que apresentamos se faz necessária para uma melhor compreensão das idéias expressas na Bíblia, principalmente no que diz respeito à complementaridade e sexualidade humanas. A Ajuda Adequada reveste-se, neste aspecto, de peculiaridades e nuances que trazem o molde de complementação para o homem.

A complementaridade física da Mulher está maravilhosamente descrita nas palavras do Homem, e manifestada nas suas emoções e sentimentos: “Esta sim, é osso dos meus ossos, e carne da minha carne”. O Encontro agora pode ser realizado; a expressão “os dois serão uma só carne”, será vivenciada dentro de um contexto de complementaridade e na doação mútua; “sede fecundos e multiplicai-vos” fará dos dois cooperadores de Deus na geração da vida.

Mulher e homem são o encaixe um do outro. Encaixam-se, por assim dizer, sobretudo na dignidade, que faz dos dois, obra prima saída das mãos do Criador. Imagem e semelhança de Deus, mulher e homem nos revelam dois atributos relevantes de El-Shaddai: ele, como nós, é Pai e Mãe, mais Mãe do que propriamente Pai. Salve a mulher!

(Gênesis 2,18)

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Fragmentos de Salmos (Salmo em negrito)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário