Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Palavras de Maria (1)


Uma das principais características da personalidade da Mãe é o silêncio. Plasmada no coração do Pai pelo Espírito Santo, o silêncio absoluto herdou do esposo este dom inefável. Prefere “guardar todas as coisas para meditar no seu coração”. (Lc 2,19).
   
Quando em alguns momentos fez-se necessário que a sua voz fosse ouvida, falou; suas palavras, porém, eram mansas, delicadas e cheias de ternura. Os Evangelhos, segundo Lucas e João, guardam as suas sete expressões vocais pronunciadas dentro de circunstâncias diversas.

1. Como se fará isso, já que eu não convivo com um homem? (Lc 1,34)
   
Esta fala de Maria está situada no contexto da Anunciação. Gabriel comunica que ela conceberá e dará à luz um filho. Ela não entende. Para que um filho fosse gerado era indispensável a existência de um relacionamento conjugal. E não só isso: o casamento era um ato legal, público e religioso para o povo judeu. Ela não era casada, estava apenas prometida em casamento. Não pode, por enquanto, manter um relacionamento íntimo com José. Se aparecer grávida antes do casamento, ela sabe muito bem o que a espera e o que espera qualquer jovem que age assim. “Será levada até a frente da casa do seu pai e os homens da cidade a apedrejarão até a morte, por haver cometido uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa paterna (Dt 22,21). De que maneira ela conceberia? Como? Contrariando toda a ciência? Indo de encontro aos preceitos instituídos pelo próprio Criador? Ele mesmo dissera, estava escrito no Gênesis: ...serão uma só carne”. (Gn 2,24); e um pouco antes: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a!” (Gn 1,28). O anjo tranquiliza o seu coração: “O Espírito Santo virá sobre ti (Lc 1,35). Ela acolheu esta palavra e esperou.

Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo

Leia nossos Artigos:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário