Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 1 de setembro de 2019

Memória e Memorial


A nossa memória é a fonte e o abrigo das recordações e lembrança, boas ou más. Fixamo-nos primordial e conscientemente nas primeiras, porque nos trazem prazer e alegria. A celebração (tornar o momento célebre) é assim o local por excelência da recordação. E o que vem a ser recordar? Reacender na memória a lembrança de um fato que permanece no passado, e não há como se fazer presente. Isto é MEMÓRIA.


O MEMORIAL difere no sentido de fazer presente aquele fato acontecido de maneira real. É a esta palavra que Jesus se refere na instituição da Eucaristia: “Fazei isto em memória de mim.” Quando o sacerdote pronuncia “isto é o meu corpo que será entregue por vós e este é o cálice do meu sangue...”, o fato verificado há mais de 2000 anos se atualiza sobre o altar. Não que aconteça outro sacrifício; não que Jesus seja crucificado outra vez. O mesmo Calvário faz-se presente.


Portanto, o ‘isto é...’ ou ‘este é...’ não significa representa ou simboliza, mas que ali se encontra Jesus em corpo, sangue, alma e divindade. E de modo glorificado. Deus que se ‘coisifica’ para nos alimentar a alma, e para que se cumprissem as suas palavras: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28,20).

 Paz e Luz
Antonio Luiz Macêdo


Leia mais Artigos do Autor:
Catequese Católica (busque em Colunistas)
Sou Catequista (busque em Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário