Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quinta-feira, 31 de março de 2016

Sínodo da Família: Vaticano anuncia publicação da exortação do Papa Francisco



VATICANO, 31 Mar. 16 / 11:30 am (ACI/EWTN Noticias).- O Vaticano anunciou na manhã de hoje a publicação da esperada exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco sobre o amor na família. Será divulgada na sexta-feira, 8 de abril, intitulada Amoris Laetitia.

O texto, que será publicado em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português, é o resultado das reflexões do Santo Padre a partir dos Sínodos dos Bispos sobre a Família realizados no Vaticano em 2014 e 2015.

O documento será apresentado em coletiva de imprensa da qual participarão o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena (Áustria); e o casal formado por Francesco Miano e Giuseppina De Simona in Miano. Estes dois últimos são professores universitários especialistas no tema da família.

O Sínodo dos Bispos realizado no Vaticano em outubro de 2015, com a participação de mais de 250 prelados do mundo inteiro teve como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo moderno”.

Os bispos de todo o mundo debateram a respeito de diversos temas relacionados à família entre os quais estiveram a preparação para o sacramento do matrimônio, a atenção pastoral às famílias que estão passando por alguma dificuldade, a violência familiar, entre muitos outros.

Os meios seculares de comunicação colocaram sua atenção em dois temas também abordados pelos bispos: o acesso à comunhão aos divorciados em nova união e a atenção pastoral aos homossexuais.

Espera-se que a exortação pós-sinodal do Santo Padre esteja baseada no documento final que os bispos publicaram no dia 24 de outubro de 2015 com as conclusões de seu debate.

Durante a viagem de regresso do México a Roma, o Papa Francisco se referiu ao tema da participação dos divorciados em nova união na vida da Igreja e indicou que integrar-se “não significa comungar” porque receber a Eucaristia não é “uma honorificência”.

Fonte e imagem: ACI Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário