Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 28 de julho de 2015

IGREJA: Reitor-Mor dos Salesianos visita Brasil na comemoração do bicentenário de São João



Niterói, 28 Jul. 15 / 12:24 pm (ACI).- No ano em que se celebra o bicentenário de São João Bosco, o Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Artime, SDB, realizou sua primeira visita ao Brasil. No fim de semana, 24 a 26 de julho, o décimo sucessor de Dom Bosco participou do Encontro Nacional de Formandos, que aconteceu em Niterói (RJ), local onde os primeiros salesianos chegaram ao país, em 1883.
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre formandos e formadores salesianos, do pré-noviciado até a teologia. Além do reitor-mor, estavam presentes os seis inspetores das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil.
Entre os objetivos desse encontro estiveram: renovar vocacionalmente a caminhada formativa dos que estão na fase de formação inicial; marcar a celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco (16 de agosto de 1815)  como uma manifestação significativa no caminho formativo existente no Brasil; corresponder aos estímulos da congregação de proporcionar ricas experiências de partilha e enriquecimento no campo da formação; e fomentar a corresponsabilidade formativa nos formandos através da valorização do seu protagonismo.
No terceiro dia de encontro, Pe. Ángel presidiu a Santa Missa, que contou com a presença de diversos membros da família Salesiana, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Ao se dirigir aos jovens salesianos, o Reitor-Mor disse que “os irmãos que se consagraram na congregação precisam se cuidar mutuamente, para que juntos, como comunidade, a missão aconteça de forma saudável”.
Em sua passagem por Niterói, o sacerdote também recebeu uma Moção Honrosa da Câmara de Vereadores, devido ao significativo trabalho desenvolvido pelos Salesianos ao longo desses 132 anos no município.
Após a chegada em Niterói, os salesianos se espalharam por todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento do país. Atualmente, no Brasil, são a congregação religiosa com o maior número de escolas. Em 2001, foi fundada a Rede Salesiana de Escolas (RSE), para unir as mais de 100 escolas que compartilhavam do projeto pedagógico pastoral salesiano, e hoje é a maior rede católica de ensino das Américas.
Aos jovens brasileiros, Pe. Ángel também deixou uma mensagem, por meio da qual busca transmitir à juventude do país o que lhes falaria Dom Bosco. “Estou convencido de que lhes diria, em primeiro lugar, que confiem que Deus vai acompanhá-los no caminho de suas vidas, que nunca tenham medo e nunca O deixem”, sublinhou.
O Reitor-Mor pediu ainda que os jovens não deixem de ser protagonistas de suas vidas e que sigam com o testemunho cristão, para que outros rapazes e moças tenham a oportunidade de viveram as mesmas experiências humanas e de fé. “Em nome de Dom Bosco, vos saúdo com gosto e desejo todo bem”, concluiu.
Confira a mensagem de Padre Ángel Artime, SDB:
Fonte e imagem: aCI Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário