Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 26 de julho de 2015

DOUTRINA CATÓLICA: A Bíblia e a criação



A Bíblia é um conjunto de livros. Ao povo hebraico (nome primitivo do judeus), o "Povo escolhido" (escolhido pelo Senhor), devemos o livro mais importante de todos – a Bíblia. A Bíblia foi escrita durante um longo período, tendo diversos autores.

De acordo com a mentalidade e a época em que foi escrita, a linguagem bíblica é descritiva e alegórica, sendo, por vezes, difícil sua interpretação. Deus inspirou os autores sagrados, respeitando-lhes a individualidade, seus hábitos sagrados, seu estilo. A intenção divina não foi a de fazer história, nem ciência, mas a de nos deixar um depósito de Verdade e Beleza.

E, para interpretá-la, o mesmo Espírito Santo, que iluminou aqueles autores assiste, agora e sempre, a Igreja fundada pela Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo, Deus que se fez homem para levar o homem a Deus. Jesus Cristo, aquele que é "o Caminho, a Verdade e a Vida", é a figura central da Bíblia, como é a figura central da História.

A Bíblia se divide em duas partes: Antes de Cristo (Antigo Testamento) e depois de Cristo (Novo Testamento)

O Antigo Testamento conta a história da criação do mundo, a criação do homem, o pecado original, etc... e ocupa-se, particularmente, da promessa do Salvador. Além das promessas, várias figuras bíblicas apresentam-se como símbolos do messias (O Prometido).

O Novo Testamento, nos Evangelhos, (por São Mateus, São Marcos, São Lucas, São João), narra a vida de Jesus, suas parábolas e milagres, sua morte e ressurreição. Nos Atos dos Apóstolos, descreve os primeiros tempos da Igreja. Apresenta, ainda, as belas epístolas de São Paulo, São Tiago, etc. Terminando com o misterioso Apocalipse.

O Antigo Testamento é aliança de Deus com o povo judaico e o Novo Testamento é a aliança de Deus selado pelo sangue de Jesus Cristo com a humanidade inteira.
 
Com certeza, o mundo seria bem melhor se cada um de nós tivesse o hábito de ler e meditar a Sagrada Escritura. À noite, um trecho ou uma frase dos Evangelhos pode ser o conforto que precisamos.

À nos Livros Santos a orientação segura, a esperança perdida, o alento na solidão, a paz no desespero. "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem". "Perto está o Senhor dos que têm o coração aflito". "Lança sobre o Senhor o teu cuidado e Ele te sustentará". E... "se sabeis essas coisas, bem-aventurados sereis se as praticardes".

Fonte: Catequese Católica
Imagem Google





Nenhum comentário:

Postar um comentário