Quando ouvimos falar em Dia das Crianças, a
imagem que nos vem a cabeça é sempre uma: presentes. Isso, é claro, não poderia
deixar de ser, pois quem não gosta de presentes? No entanto, a celebração do
dia das crianças não tem o intuito de apenas presentear as nossas crianças. Na
verdade, o Dia da Criança é bastante significativo para o que realmente a
criança representa.
Oficialmente, uma das primeiras convenções sobre
uma data comemorativa internacional em homenagem à criança aconteceu em 1925,
durante a Conferência Mundial pelo bem-estar da criança,
realizada em Genebra, Suíça. Nessa ocasião, o dia 1º de junho ficou marcado
como o Dia Internacional da criança. No ano anterior, 1924, a então chamada
“Liga das Nações” fundou a “Declaração dos Direitos da Criança” para
fundamentar os cuidados especiais que deveriam ser tomados em relação a todas
as crianças diante da fragilidade do ser humano em sua infância. Dessa medida
surgiram atos legais que proibiram o trabalho infantil e a violência contra a
criança.
Tempos depois, em 1954, durante a Assembleia Geral
das Nações Unidas, o dia 20 de Novembro foi estabelecido como o Dia Universal
da Criança. O objetivo era encorajar os demais países a estabelecerem uma data
para promover ações que garantiriam direitos e o bem-estar da criança. Em 1959,
a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a “Declaração dos Direitos da
Criança”, com algumas modificações, e cada país passou a estabelecer uma data
comemorativa para celebrar os direitos da criança.
No Brasil, entretanto, a data já havia sido
estipulada ainda na década de 1920. O deputado federal do Rio de Janeiro,
Galdino do Valle Filho, conseguiu a aprovação da lei, em 1924, que instituía o
dia 12 de Outubro como o Dia da criança.
Todavia, essa data passaria despercebida até a
década de 1950, quando houve uma campanha de marketing da empresa de brinquedos
Estrela. A fabricante de brinquedos usou a data para promover sua linha de
bonecas de nome “Bebê Robusto”. Anos depois, a data foi mais uma vez reforçada
pela campanha publicitária da empresa de produtos de higiene infantil Johnson
& Johnson. A empresa lançou a campanha “Bebê Johnson”, que teve sua
primeira edição em 1965 e acabou se tornando o concurso de beleza infantil mais
conhecido no país.
Lucas Oliveira - Graduado em Sociologia
Fonte: Brasil Escola
Imagem Google
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