Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Catequese Jovem: Pecado original? O que temos nós a ver com a "queda" de Adão e Eva?



O pecado é, em sentido próprio, uma culpa de responsabilidade pessoal. A expressão "pecado original" refere, portanto, não o pecado pessoal, mas o estado nocivo da humanidade em que nasce o indivíduo, antes mesmo de, por livre vontade, ele pecar, [388-389, 402-404]

Acerca do pecado original, diz Bento XVI que se deve compreender «que todos carregamos dentro de nós uma gota do veneno daquela forma de pensar que nos é ilustrada nas imagens do Livro -> dos GÉNESIS. [...] O ser humano não confia em Deus. Seduzido pelas palavras da serpente, levanta a suspeita de que Deus é um adversário que [...] restringe a nossa liberdade, e de que só seremos verdadeiramente humanos quando pusermos Deus de parte. [...] O ser humano não quer receber de Deus a existência e a plenitude da sua vida. [...] E, na medida, em que o faz, confia na mentira em vez da verdade e precipita a sua vida no vazio, na morte.» (08.12.3005)

A serpente disse então à mulher: «[---] No dia em que dele comerdes, os vossos olhos se abrirão e sereis como deuses.» Gn 3,4 ss.


Fonte: YouCat
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário