Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 28 de junho de 2016

O Evangelho em Áudio, Texto e Comentário



28/06/2016


Evangelho do dia: (Mateus 8,23-27)
Aleluia, aleluia, aleluia.
No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra (Sl 129,5).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 23 Jesus subiu a uma barca com seus discípulos.
24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia.
25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, nós perecemos!”
26 E Jesus perguntou: “Por que este medo, gente de pouca fé?” Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria.
27 Admirados, diziam: “Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?”
Palavra da Salvação.

 
Meditando o evangelho
ENFRENTANDO AS TEMPESTADES
            A tempestade no lago de Genesaré prefigurava as que haveriam de se abater sobre os discípulos de Jesus, a caminho de terras distantes, a serviço do Reino. Seria ingênuo sonhar com acolhidas calorosas ou sucesso fáceis. Era preciso contar com reveses, perseguições e até com a perspectiva de morte violenta.
            Como agir nestas situações dramáticas? A tentação imediata seria deixar-se abater diante do fracasso irremediável, num evidente sinal de falta de fé. O desespero resultaria do sentimento de abandono e de solidão, como se o apóstolo estivesse entregue à própria sorte. Seria fatal tomar este caminho que levaria com toda certeza, à frustração.
            É mister agir de maneira diferente, e saber-se em companhia do Senhor, com o qual se pode contar, e junto a quem se encontra amparo e proteção. Ele é o Senhor da História. Nada escapa ao seu poder, como se vê na maneira decidida com que deu ordens ao vento e ao mar, e estes lhe obedeceram, acalmando-se imediatamente.
            Tendo o Senhor junto de si, o apóstolo enfrentará toda e qualquer tempestade, sem se apavorar. A presença do Mestre jamais eliminará perseguições e adversidades, apenas possibilitará ao apóstolo enfrentá-las e superá-las de maneira conveniente. Será uma maneira excelente de dar testemunho do Reino e mostrar que o Ressuscitado está vivo e atuante junto aos seus enviados.


Fonte: Dom Total
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário