Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Oração da Noite



Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.

Imagem Google

O Angelus





Fonte: YouTube
Imagem Google

Estudando o Catecismo: Depois do primeiro pecado, o que fez Deus?





410-412
420-420


Após o primeiro pecado, o mundo foi inundado por pecados, mas Deus não abandonou o homem ao poder da morte. Pelo contrário, pré-anunciou de modo misterioso – no «Proto-evangelho» (Gn 3,15) – que o mal seria vencido e o homem levantado da queda. É o primeiro anúncio do Messias redentor. Por isso a queda será mesmo chamada feliz culpa, porque «mereceu um tal e tão grande Redentor» (Liturgia da Vigília pascal).



Fonte: Compêndio do CIC com Perguntas e Respostas
Imagem Google

Oração da Tarde



Deus eterno e todo-poderoso, que estabelecestes o princípio e a plenitude de toda a religião na encarnação do vosso Filho, concedei que sejamos contados entre os discípulos daquele que é toda a salvação da humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.

Imagem Google

O Fato da Foto: A Mulher



Percorrendo as páginas da Bíblia, surpreendemo-nos em quatro ocasiões com o tratamento que Jesus dispensa à sua mãe. De certo modo tendenciamos a constatar certo tipo de acolhimento indelicado e desatencioso por parte do Filho com relação à Mãe. É necessário que entendamos a realidade verdadeira, para que não nos deixemos levar pelas “ondas do mar protestante”, ondas revoltas e revoltadas.

No livro do Gênesis, capítulo três, versículo quinze, Deus diz para Satanás: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça, e tu a ferireis no calcanhar”. É o proto Evangelho – primeiro anúncio de salvação.

Deus, na sua onisciência e sabedoria infinitas, desde toda a eternidade tinha o conhecimento da queda da mulher e do homem. Por conseguinte, já havia pensado, desde todos os séculos, em uma mulher que fosse a tudo semelhante a primeira e diferente em tudo da primeira. Escolhida, eleita, amada pelo Pai, A Cheia de Graça recebeu o nome de Maria.

No Evangelho de João, capítulo dois, que narra o episódio das Bodas de Caná, Maria vê os cônjuges aflitos e preocupados porque o vinho havia chegado ao fim. Dirige-se até o Filho e diz: “Eles já não têm vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso nos compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. O que está por trás desta palavra empregada por Jesus? Desrespeito? Indelicadeza? Desatenção? Sendo A Cheia de Graça, como o Filho poderia tratá-la assim? O que se encontra nas entrelinhas?
É como se Jesus dissesse: “Mulher, tu és aquela a quem o meu Pai se referiu no primeiro anúncio da Salvação. Tu não és uma mulher comum, tu és a mulher, aquela que esmagará a cabeça da serpente. Tu és a minha Mãe, mas acima de tudo a mulher do Gênesis, imergida na palavra do Pai”.

Em João, capítulo dezenove, versículo vinte e seis, está escrito: Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa.
Neste contexto a mulher também é mãe. Somos irmãos da descendência da mulher, porque somos filhos adotivos de Maria. “João – como se Jesus falasse baixinho - esta mulher é tua mãe. Cuida dela, ama-a como eu a amo. Não a deixes sozinha ao desamparo. Ela vai precisar muito da tua ternura, do teu carinho, da tua atenção. Sê suporte para ela e ela será suporte para ti”. João é cada um de nós. Graças ao Senhor não somos órfãos. Temos uma mãezinha no céu para interceder por nós, e que é a mulher.

No livro do Apocalipse, capítulo doze, versículo um, lemos: “Apareceu um grande sinal no céu: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua sob os seus pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas”. A Mulher triunfante. A Mulher gloriosa. A Mulher coroada, de corpo e alma, Rainha do céu e da terra, dos anjos e dos santos. A Mulher. Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe. Simplesmente Maria.

Antonio Luiz Macêdo
Imagem Google

O Evangelho em texto e áudio meditado



31/12/2015


Fonte: Rádio Mãe de Deus

Anúncio do Evangelho (Jo 1,1-18)
 — O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós!
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor!

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Fonte: Canção Nova
Imagem Google

Oração da Manhã



Deus eterno e todo-poderoso, que estabelecestes o princípio e a plenitude de toda a religião na encarnação do vosso Filho, concedei que sejamos contados entre os discípulos daquele que é toda a salvação da humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Imagem Google

Apostolóscopo (22/11 a 21/12)



Quem rege os nossos caminhos é o Senhor, e não os astros.
31.12

TIAGO MENOR
“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente”. (João 10,10)

Criação: Antonio Luiz Macêdo
Imagem Google

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Oração da Noite



Depois de celebrarmos neste dia a ressurreição do vosso Filho, nós vos pedimos, humildemente, Senhor, que descansemos seguros em vossa paz e despertemos alegres para cantar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Imagem Google

O Angelus




Fonte: YouTube
Imagem Google

Gotas de Espiritualidade: 4-1



Da prudência nas ações
Não se há de dar crédito a toda palavra nem a qualquer impressão, mas cautelosa e naturalmente se deve, diante de Deus, ponderar as coisas. Mas, ai! Que mais facilmente acreditamos e dizemos dos outros o mal que o bem, tal é a nossa fraqueza. As almas perfeitas, porém, não creem levianamente em qualquer coisa que se lhes conta, pois conhecem a fraqueza humana inclinada ao mal
e fácil de pecar por palavras.
 
Fonte: Imitação de Cristo
Fonte: Google