Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 3 de março de 2015

NOS PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU


Segunda semana: Terça-feira

1) Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. – Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).

PERGUNTA: O QUE O EVANGELHO DIZ?

 3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

PERGUNTA: O QUE O EVANGELHO ME DIZ?

 4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.

PERGUNTA: O QUE EU DIGO AO SENHOR?

 5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO

Mt 23,1-12: NOSSA ATITUDE DIANTE DAS AUTORIDADES RELIGIOSAS

1 Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos,disse: 2 Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. 3 Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. 4 Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. 5 Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. 6 Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. 7 Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. 8 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. 9 E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. 11 O maior dentre vós será vosso servo. 12 Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.

6) Conservar a Palavra de Deus na vida: Hoje Jesus ensina-nos a evangélica atitude que devemos adotar em relação às autoridades religiosas que não vivem de acordo com sua missão. Temos o dever de imitar Jesus e não essas autoridades. Entretanto, não precisamos desrespeitá-los, mas sim prestar atenção no que dizem, dentro da esfera de sua missão religiosa. Jesus ambém nos conta que a atitude religiosa é um reflexo de sua própria autoridade como pregador. Assim, quando uma autoridade religiosa fica aquém de nossas expectativas, devemos relevar isso: vamos considerar a pregação uma atitude de Cristo, em lugar de parar e considerar apenas o homem que ali está.

Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

 Adaptação: Antonio Luiz macêdo

Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário