Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 15 de março de 2015

NOS PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU



Quarta semana: Domingo
1) Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).

3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.

5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO
Jo 3,14-21: A GRAÇA DE DEUS EM JULGAMENTO

Naquele tempo, 14Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,15para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.16Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.17Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.19Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.20Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.21Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.

6) Conservar a Palavra de Deus na vida: Em seu famoso discurso a Nicodemos, Jesus resume a atitude de Deus diante dos pecadores
- e a Quaresma lembra que todos nós, de alguma forma, somos pecadores. Em primeiro lugar, Deus deseja intensamente a libertação e a verdadeira felicidade para todos os pecadores. Seu amor especial or estes é maior do que sua rejeição pelo pecado. Para comprovar  
isso, Deus manda seu único Filho amado morrer pelos pecadores, ara que estes possam ter uma nova vida. Seria o sofrimento e a morte de Jesus, o único caminho possível para redimir o pecado? Não o sabemos. O que sabemos com certeza é que Jesus na cruz é o mais convincente sinal da seriedade do amor de Deus pela humanidade. Em segundo lugar, Deus quer que o mundo todo seja salvo. Ele não quer para ele a ruína, nem o castigo destituído de esperança. Quando
aconteceram fatos dolorosos, como o exílio em Babilônia (que podo ser interpretado como um castigo), o povo sempre teve um chamado à conversão e à graça da mais autêntica libertação. Em terceiro lugar, para que tudo isso se torne realidade e frutifique, precisamos "ver" a mão de Deus no caminho de nossa vida. Eis por que é necessária a luz do céu. Se levarmos a sério o tempo da Quaresma, ele poderá t
ornar-se nosso caminho de luz.


Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

Adaptação: Antonio Luiz Macêdo
Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário