Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 10 de março de 2015

NOSA PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU



Terceira semana: Terça-feira
 1) Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).
PERGUNTA: O QUE O EVANGELHO DIZ?

3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!
PERGUNTA: O QUE O EVANGELHO ME DIZ?

4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.
PERGUNTA: O QUE EU DIGO AO SENHOR?

5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO

Mt 18,21-35: PERDOAI-NOS, COMO NÓS PERDOAMOS

Naquele tempo, 21Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?22Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.23Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.24Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.25Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.26Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!27Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida.28Mas êste servo, tendo saído, encontrou um dos seus companheiors, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando-lhe a mão, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves.29O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei!30Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida.31Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado.32Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda sua dívida, porque me suplicaste;33Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?34E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida.35Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.

6) Conservar a Palavra de Deus na vida: Um dos temas no qual Jesus mais insiste em seus ensinamentos é o que fala do perdão. A parábola de hoje é um exemplo. A época quaresmal é um tempo de
Conversão. A Igreja convida-nos a confiar no perdão redentor de eus. Através desta parábola, vemos claramente a relação que existe sempre entre esse perdão e nossa própria compaixão pelos
Outros.


Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

Adaptação: Antonio Luiz Macêdo
Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário