Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 21 de março de 2015

NOS PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU



Quarta semana: Sábado
1) Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).

3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.

5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO
Jo 7,40-53: O MEDO E A IRA DOS FARISEUS

Naquele tempo, 40Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: Este é realmente o profeta.41Outros diziam: Este é o Cristo. Mas outros protestavam: É acaso da Galiléia que há de vir o Cristo?42Não diz a Escritura: O Cristo há de vir da família de Davi, e da aldeia de Belém, onde vivia Davi?43Houve por isso divisão entre o povo por causa dele.44Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe lançou as mãos.45Voltaram os guardas para junto dos príncipes dos sacerdotes e fariseus, que lhes perguntaram: Por que não o trouxestes?46Os guardas responderam: Jamais homem algum falou como este homem!...47Replicaram os fariseus: Porventura também vós fostes seduzidos?48Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele?49Este poviléu que não conhece a lei é amaldiçoado!...50Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o fora procurar:51Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e conhecer o que ele faz?52Responderam-lhe: Porventura és também tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta.53E voltaram, cada um para sua casa.

6) Conservar a Palavra de Deus na vida:
Os fariseus, sempre inimigos de Jesus em toda parte por onde fosse, acompanhavam-no de perto, não para se converterem de seus crimes,
mas com um propósito terrível: mata-lo ! A tal ponto pode chegar o ciúme. Assim, quando ouviram que o povo, mais transparente à verdade e mais consequente do que eles, chegava a conclusão de que Jesus era o Messias
tão esperado, apressaram-se a espalhar entre as pessoas que ele era da Galiléia e que de lá nada podia vir de bom. Como não tinham poder para
prender Jesus, convenceram os sumos sacerdotes a enviar seus guardas para buscá-lo. Abertos, porém, à Palavra divina, aqueles homens, de oração puro, preferiram mais ser punidos do que prender aquele profet
a que lhes falara de uma maneira que jamais tinham ouvido de homem algum.

Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

Adaptação: Antonio Luiz Macêdo
Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário