Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 22 de março de 2015

NOS PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU



Quinta semana: Domingo
1) Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).

3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.

5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO
Jo 12,20-33: O MISTÉRIO PASCAL DA ALIANÇA DE
DEUS

Naquele tempo, 20Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa.21Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus.22Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor.23Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.24Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.25Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.26Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.27Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.28Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo.29Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe.30Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa.31Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo.32E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.33Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.

6) Conservar a Palavra de Deus na vida:
Nossa preparação para a Páscoa é iluminada pela Paixão e morte de Jesus. Hoje Jesus anuncia sua morte violenta e explica seu completo significado.
A morte de Jesus e sua ressurreição são fontes de vida futura e de renovação, assim como todas as "mortes místicas" são um meio de vida ("Até que o grão de trigo..."). "Morte mística" é a morte para a vida "deste
mundo" - egoísmo, orgulho, vaidade, idolatria. ("O homem que ama sua vida perde-a".) Como uma fonte de humanização e vida, a morte de Jesus cria um clima e amizade e reconciliação entre as pessoas, em oposição ao costumeiro movimento pecaminoso de ódio, divisões e exploração. Essa amizade, que provém da morte de Jesus, é uma projeção da reconciliação e da comunicação entre Deus e os homens ("Quando eu subir ao céu, levarei comigo todos os escolhidos").

Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

Adaptação: Antonio Luiz Macêdo
Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário