Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 8 de março de 2015

N OS PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU



Terceira semana: Domingo
1) Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).

3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.

5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO
Jo 2,13-25: CADA FIEL A DEUS É UM TEMPLO

Naquele tempo, 13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.14Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.15Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.16Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.17Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10).18Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?19Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias.20Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?!21Mas ele falava do templo do seu corpo.22Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.23Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia.24Mas Jesus mesmo não se fiava neles, porque os conhecia a todos.25Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

6) Conservar a Palavra de Deus na vida:
Jesus tinha um grande respeito pela casa de Deus. Ele não podia suportar os trocadores de moedas e os mercadores que abusavam e desrespeitavam o templo de Deus. Foi por isso que Ele os expu lsou. Foi então que Jesus falou sobre a "destruição" e a "reconstrução" daquele templo. Referia -se ao seu corpo como o "templo de Deus". E, sendo templo, era sagrado porque Deus morava ali, assim como nos edifícios e lugares a Ele consagrados. Através do Batismo, nós também nos tornamos templos de Deus; tornamo-nos
parte do "corpo místico e da humanidade" de Jesus. Justamente por causa disso temos de viver e agir como cristãos, o que também significa que devemos respeitar nossos semelhantes, não abusando  deles, nem atacando-os; ao contrário, devemos protegê-los como a nós mesmos, esforçando-nos bastante não somente durante a Quaresma, mas em todo o ano.


Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

Adaptação: Antonio Luiz Macêdo
Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário