No final da manhã deste sábado dia 11 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência o Setor para a Catequese das pessoas portadoras de deficiência do Departamento Nacional da Catequese em Itália. Durante a audiência Francisco respondeu, espontaneamente, a algumas perguntas que lhe foram dirigidas durante a audiência.
Apresentamos em seguida uma síntese do discurso preparado pelo Santo Padre e que foi por ele entregue para leitura aprofundada.
Por ocasião do 25º aniversário da instituição deste setor e no âmbito do Jubileu dos Doentes e das Pessoas Portadoras de Deficiência neste Ano Santo da Misericórdia, o Santo Padre sublinhou, no seu discurso, que a pessoa com necessidades especiais deve ser considerada “como sujeito ativo na comunidade onde vive”, pois na sua fragilidade esconde “tesouros capazes de renovar as nossas comunidades cristãs”.
Francisco salientou que na Igreja existe uma cada vez maior atenção a estas pessoas sendo, contudo, necessário promover nas comunidades uma “verdadeira inclusão, uma participação plena que se torne finalmente ordinária” e “normal”. Neste particular, assinalou o Papa, é necessário envolver as famílias das pessoas portadoras de deficiência.
De realçar o destaque que o Papa deu no seu discurso à importância dos sacramentos no caminho da inclusão das pessoas deficientes devendo ser uma preocupação das comunidades atuarem de modo que elas “possam experimentar que Deus é nosso Pai e nos ama, que privilegia os pobres e os pequenos através dos simples e quotidianos gestos de amor dos quais são destinatários.”
O Santo Padre no final do seu discurso salientou o espaço, e o envolvimento que deve ser dado aos deficientes nas assembleias litúrgicas para assim favorecer “uma efetiva fraternidade” no respeito pela diversidade.
Fonte e imagem: Rádio Vaticana
Nenhum comentário:
Postar um comentário