Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O EVANGELHO E A SÍNTESE DE CANÔNICO



 
O EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João 8,1-11
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

A SÍNTESE DE CANÔNICO
Na realidade pecadora da nossa carne estamos sujeitos a quedas sucessivas e de todas as dimensões.

O evangelho narra o episódio de uma mulher apanhada em adultério, pelos “santinhos” da época. Conduzem-na despida à presença de Jesus. deviam dizer pra si mesmos: “Agora Ele está num beco sem saída”. Armadilha, aos olhos humanos, sem solução.

Insistem numa resposta de Jesus. “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”. Não esperavam jamais esta resposta. Foram saindo devagarinho – a partir dos mais velhos. Permanecem Jesus, a mulher e os discípulos.

Com o arrependimento e a vergonha estampados no seu rosto, a mulher desencadeia a misericórdia no coração de Jesus. “Os teus pecados estão perdoados. Vai e não peques mais.”

A lição de hoje é profunda e real. Quem de nós pode, ou tem o direito de acusar alguém? São Paulo nos ensina: “Quem está em pé, cuidado para não cair”.


#EuCreioAssim
Canônico

Fonte: Evangelização Católica
Imagem Google

Um comentário:

  1. Bom dia, amigo e irmão, ao julgarmos o melhor é estarmos diante do espelho. Abraços carinhosos. Tenha um dia e uma semana abençoados junto com os seus.

    ResponderExcluir