Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 7 de julho de 2018

Maria de muitos nomes - Nossa Senhora da Belgica

“Quero que sejam muito bons”

A Santíssima Virgem às cinco crianças em Beauraing.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha torna-se palco de uma revolução democrática que logo se instaura por todo o país. A primeira grande dificuldade da jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha.

Intensificam-se os conflitos sociais. Surge no cenário político-alemão partidos ultranacionalistas, radicalmente contrários ao socialismo. Interessantemente, um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) e tinha como líder um ex-cabo de nome Adolf Hitler. Em 1925 o velho Von Hindenburg vencera as eleições com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente norte-americano. Dessa forma, conseguiu fazer com que a economia do país voltasse a crescer, embora lentamente. Porém, em 1929 esse crescimento estaciona novamente. 

A crise econômica atinge com tal força a Alemanha, que, em 1932, havia mais de 6 milhões de desempregados. Uma vez estabelecida a crise, os milhões de desempregados, além de muitos integrantes dos grupos dominantes, são seduzidos pelas promessas de Hitler em transformar a Alemanha num país rico e poderoso. Ao ganhar popularidade, nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido.

Apelo materno vindo do Céu
Neste mesmo ano, a Santíssima Virgem faz um premente apelo à oração em Beauraing, Bélgica, servindo-se de cinco crianças.
Beauraing fica na região das Ardenas, planalto cortado por fortes penhascos, desfiladeiros e rios turbulentos. Considerado como “lugar desinteressante, de que pouca gente ouviu falar”, nem sequer aparecia em muitos mapas. Aquela região, em especial o vale do Meuse, é um campo de batalha tradicional e as Ardenas foram palco de pesados combates nas duas Grandes Guerras.

Cinco crianças entravam em “êxtase” simultâneo e caíam de joelhos repetindo a ave-maria
Em 1932 cinco crianças haviam testemunhado aparições de uma Senhora de “luminosidade inquietante”. Durante as visões as cinco crianças eram “simultaneamente dominadas pela mesma impressão”.

As cinco, entravam em uma espécie de “transe” ou “êxtase” e caíam de joelhos, repetindo a ave-maria em voz alta, causando grande consternação entre os adultos.
Em 2 de dezembro, depois que as crianças rezaram a ave-maria, Albert Voisin perguntou de repente: “A senhora é, realmente, a Virgem Imaculada?”

A Senhora assentiu com a cabeça.
Ele então perguntou: “O que deseja que façamos?” A Senhora respondeu:
“Quero que sejam muito bons”.
Nas aparições subsequentes prometeu a conversão dos pecadores e pediu que se rezasse e que o povo fosse áquele lugar em peregrinação. Aparecia com as mãos em cruz sobre o peito, trazendo um grande rosário dependurado no braço. Quando abria aos braços, aparecia no peito um coração que brilhava. Em 08 de dezembro de 1932 apareceu com traje branco e com uma coroa na cabeça, mostrando ser a RAINHA DO CÉU. Ela apareceu em atitude de prece.  E, em 30 de dezembro de 1932, ela apareceu pela ultima vez. 

Diversos médicos examinaram as cinco crianças durante os êxtases simultâneos

Uma das inúmeras peculiaridades nas grandes aparições de Maria Santíssima é que ocorrem em dias de grandes festas estabelecidas no calendário da Igreja Católica.
Em Beauraing, por exemplo, deu-se por ocasião da festa da Imaculada Conceição, quando a aparição mostrou-se às crianças, que caíram de joelhos e entraram em êxtase.

Diversos médicos presentes, a pedido de certo doutor Maistriaux, examinaram-nas fisicamente. Fósforos acesos foram aplicados às mãos de dois dos jovens videntes. Todos foram “beliscados com força” e um outro médico pegou um canivete afiado e aplicou-o com força em suas faces.

Mas esses testes não produziram nenhum tipo de reação. Quando as partes afetadas foram examinadas após a aparição, não se encontrou “nem um leve sinal de ferimento”.

Perfeitamente livre da dor e da doença
Era verão de 1933. O artesão Tilman Corne, de 58 anos de idade, que vivia no povoado de Pontaury, a uns 50 quilômetros de Beauraing, há seis meses estava totalmente incapacitado por uma doença na coluna vertebral diagnosticada como espondilite. Essa doença causava intenso sofrimento e já provocava uma ancilose (endurecimento irreversível das articulações). Corne estava às portas da morte.

O menor movimento lhe provocava dores excruciantes. Mesmo assim, ele convenceu a esposa a levá-lo de automóvel até Beauraing. Sofreu terrivelmente durante a viagem, chegando em 11 de junho de 1933, onde, dentro do carro, rezou algumas ave-marias. Esperaram um certo tempo. Mas nada acontecia. Ele e a mulher resignaram-se a voltar a Pontaury.

Nesse exato momento, Tilman foi acometido de violentos espasmos e de dor tão intensa que sua mulher gritou: “Ele está morrendo!” A cena atraiu um grande grupo de romeiros que se horrorizou ao ver suas contorções dolorosas. De repente, Tilman Corne ficou ereto, para espanto ainda maior de todos os presentes. Saiu do carro e esticou as pernas e os braços, perfeitamente livre da dor e da doença. 

“Vim aqui para a glória da Bélgica e para preservar esta terra do invasor”

Todos caíram de joelhos em orações, a começar por Tilman Corne. Após as preces em ação de graças, Tilman, muito feliz, explicou que “perdeu a consciência das coisas a sua volta” e, em breve transe, viu claramente a Mãe Santíssima que “lhe sorriu bondosamente” e disse que “o veria amanhã”.

A notícia correu como um relâmpago por toda a região. Na manhã seguinte, diante de uma multidão enorme e esperançosa, Tilman foi novamente agraciado pela aparição. Desta vez ouviu a Virgem dizer:
“Vim aqui para a glória da Bélgica e para preservar esta terra do invasor. Você precisa se apressar”.

Essa espantosa profecia indicava que a Bélgica seria invadida outra vez. Mas essa afirmação parecia completamente improvável, porque a neutralidade belga estava assegurada por tratados internacionais.

A Virgem pede que seja construída uma grande capela
Em 1914, a fim de atacar a França pelo caminho mais estratégico, a Alemanha invadira e ocupara a Bélgica, desrespeitando barbaramente sua neutralidade. Os belgas foram submetidos a terríveis atrocidades alemãs.

Portanto, quando a Virgem Santíssima realizava essa profecia, vivia-se exatamente o período correspondente ao da ascensão de Adolf Hitler ao poder. No ano de 1932, aos 57 anos de idade, Alberto I ainda estava no trono.

Apesar da indiferença e proibições por parte do clero, quatro dias depois Tilman e as cinco crianças ouviram a Virgem repetir o pedido feito  anteriormente para a construção de “uma capela, uma grande capela”.

A Senhora deu instruções precisas quanto ao local e o altar dessa nova capela que, basicamente, foram obedecidas.
Durante a Segunda Grande Guerra, pressionado pelas curas milagrosas, o novo bispo resolveu autorizar as devoções públicas a Nossa Senhora de BeauraingTilman Corne foi submetido a um interrogatório de duas horas por médicos e padres, imediatamente após essa aparição. Saiu incólume do inquérito e mais exaltado sob os aplausos de duzentas mil pessoas. Novas curas ocorreram. No fim de agosto de 1933, visitavam Beauraing cerca de 150 mil romeiros por dia e mais curas aconteceram.

Após a construção de um santuário temporário, 1,7 milhão de romeiros visitaram-no durante os primeiros dez meses. Em 1935, o bispo de Namur nomeou uma comissão para investigar os acontecimentos de Beauraing. Ele morreu antes do término da investigação.

Mas foi somente em 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Grande Guerra e a cruel ocupação alemã da Bélgica e pressionado pelas curas milagrosas, que o novo bispo resolveu autorizar as devoções públicas a Nossa Senhora de Beauraing, conforme pedira a Santíssima Virgem anteriormente.

Em 2 de julho de 1949, o Bispo proclamou: “Nós estamos aptos com toda serenidade e prudência em afirmar que a Rainha do Céu apareceu aos filhos de Beauraing durante o Inverno de 1932-33, especialmente para mostrar-nos os apelos de Seu ansioso Coração materno convidando-nos à oração e à promessa de Sua poderosa mediação pela conversão dos pecadores. “

“Assim como levei Jesus em meu seio, queridos filhos, desejo levá-los à santidade”

Tempos mais tarde, em Medjugorje, entre fenômenos extraordinários do sol e das estrelas, curas milagrosas, conversões maciças e pacífica oposição ao draconiano regime comunista local, Maria Santíssima com Sua estonteante clareza maternal continuaria a advertir o mundo através de Seus seis jovens videntes:
“Hoje desejo dar-lhes o meu amor. Vocês não sabem como é grande o meu amor; por isto não sabem acolhê-lo. De diversas maneiras tento manifestá-lo, mas vocês não o reconhecem. Não acolhem as minhas palavras com o coração; por isso, não conseguem compreender o meu amor. Queridos filhos, aceitem-me em suas vidas; assim poderão aceitar tudo o que lhes digo” (22 de maio de 1986).

“Vocês estão prontos para cometer o pecado e assim se colocar nas mãos de Satanás, sem refletir. Convido-os a se decidirem conscientemente por Deus e contra Satanás. Sou sua Mãe e desejo conduzi-los a uma santidade completa. Desejo que sejam felizes aqui na terra e venham a estar comigo no céu. Este é o motivo da minha vinda aqui” (25 de maio de 1987).

“Desejo que abram seu coração a Jesus, e eu o darei a vocês com amor, porque é ele que os transforma, os ensina e protege. Hoje rezo para cada um de vocês de modo especial, e os apresento a Deus, para que ele se manifeste a vocês. Convido-os a uma oração sincera, à oração do coração. Cada oração seja um encontro com Deus. No seu trabalho, na sua vida de cada dia, ponham Deus em primeiro lugar” (25 de dezembro de 1987).

“Assim como levei Jesus em meu seio, queridos filhos, desejo levá-los à santidade” (25 de março de 1990). (2)
Salve Maria Imaculada!

Leia as obras de Antonio Luiz Macêdo:

Conta-gotas Do Dia a Dia (no final da página)
Sou Catequista (busque em Artigos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário