Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

domingo, 17 de abril de 2016

Tira-dúvidas: O que são seitas?



                  
Chamamos seita aos grupos que posteriormente se desprenderam das igrejas Tradicionais Reformadas, e que hoje continuam aparecendo em qualquer parte, às vezes, inclusive, sem nenhuma referência a Jesus Cristo. As seitas hoje aparecem como por gerações espontâneas e são conhecidas também pelo nome de ?Movimentos Religiosos Livres e Autônomos?.

              É difícil definir as seitas. São muitas e muito variadas. Costumam pregar uma piedade fácil e desencarnada, e sem nenhuma relação com os grandes problemas econômicos, sociais e políticos que afetam o nosso mundo.

             As seitas provenientes dos Estados Unidos são agressivas por natureza e não aceitam nenhum tipo de diálogo, talvez porque suas motivações são mais políticas que religiosas.

              Como nascem as seitas?

              A explosão das seitas em nível latino-americano começou uns 30 anos atrás, quando Rockefeller realizou um giro por todos os países Latino-Americanos, a fim de conseguir informações referente à situação da América Latina e na volta informou ao presidente no congresso dos Estados Unidos que a Igreja Católica já não era sua aliada válida para seus interesses na América Latina, pelo fato de que se interessava pelos pobres, pelo respeito à pessoa humana e porque era ?a voz dos que não tinham voz?, defendendo os que eram injustamente perseguidos.

        Esta atitude da Igreja, segundo Rockefeller, revoltava as massas e acarretava perigo de revoluções que conspiravam contra os interesses dos Norte-Americanos. Ante esta situação, sugeriu que a infiltração de seitas na América Latina, poderia resistir e debilitar a crescente influência da Igreja Católica sobre as massas. Mais tarde o presidente Nixon, no documento de Santa Fé, insistiu na mesma linha e a partir de então milhares de pastores foram enviados a semear a divisão e o desconcerto nos campos e cidades da América Latina.

        E todos lembramos como de repente surgiu grande quantidade de templos Mórmons e dos Testemunhas de Jeová. Esta foi então uma medida premeditada que somada a outras causas arrastou muitos paras as seitas. A isto deve-se acrescentar que esta invasão se produziu quase de repente e a própria Igreja Católica não estava preparada para resistir a sua eficácia. Por outro lado, a Igreja não soube formar, nem delegar a tempo funções aos leigos comprometidos, nem tampouco reinterpretar a tempo a Piedade Popular, o que motivou esta enorme deserção de Cristãos de suas filas.

             Como responder a este desafio?

           São muitas as pessoas que não tiveram acesso a nenhuma cultura religiosa e à primeira sacudida trocam de religião. As seitas aproveitam, quando a Igreja Católica, que por falta de meios e de pessoas, se vê obrigada a deixar grandes áreas com escassa ou nenhuma atenção religiosa.

           Nossa missão hoje em dia é formar agentes multiplicadores de Evangelização e oferecer caminhos aos leigos para que saibam defender sua fé. A isto todos nós estamos chamados. Nesta tarefa devemos evitar os extremos, por um lado a intolerância ou agressividade e, por outro, o derrotismo e uma passiva resignação. É difícil definir as seitas. São muitas e muito variadas. Costumam  pregar uma piedade fácil e desencarnada, e sem nenhuma relação com os grandes problemas econômicos, sociais e políticos que afetam nosso continente.

              A Voz do Magistério

              No ano de 1992, os bispos reunidos em Santo Domingo formularam um chamado a todo o povo de Deus da América Latina onde diziam: ?Deve-se instruir amplamente o Povo de Deus sobre as seitas e sobre suas injustas acusações contra a Igreja? (nº 146). E acrescentavam: ?É urgente capacitar nosso povo para que saiba dar motivo e defender sua fé frente ao proselitismo das seitas?. O Magistério da Igreja também se pronunciou em várias oportunidades, nestes últimos anos, sobre este particular e nos chamam a unir esforços para orientar o povo de Deus na sã doutrina a fim de reduzir e evitar ao máximo esta sangria para as seitas. Eis aqui algumas citações muito significativas:

            O fenômeno das seitas constitui um sério problema e uma situação alarmante?. Muitas seitas foram claras e pertinentes, não só anti-católicas, mas também injustas ao julgar a Igreja e ao tratar de absorver seus membros menos formados? (Puebla, 1972).

             A invasão das seitas é apoiada com recursos econômicos muito grandes. Por trás destas atividades proselitistas das seitas existe um claro propósito de debilitar a unidade da Igreja (Documento dos Bispos do Paraguai, 1986).

       A respeito disso são muito significativas as recomendações que aparecem no livro As seitas na América Latina publicado sob o auspício do CELAM: Cremos que deve ser revitalizada uma sã apologética para que os fiéis estejam bem preparados e possam responder adequadamente aos ataques e objeções das seitas?.


Jaime Francisco é criador deste site. É Apologista Católico, Historiador, Estudioso da Igreja Primitiva e das doutrinas protestantes no Brasil e na América Latina. Publicou 03 obras em defesa da Fé Católica: "As diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Protestantes" " Porque estes Protestantes tornaram - se Católicos" e " Lavagem Cerebral e Hipnose no meio Protestante" Maiores informações sobre os livros: www.respostascatolicas.webnode.com.br   Nestes últimos anos tem estudado profundamente sobre Psicologia e fenômenos  relacionados à demônologia.]


Fonte: Respostas Católicas
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário