Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

NOS PASSOS DE JESUS E DE SIMÃO CIRENEU



Primeira semana: Quarta-feira
1)Oração inicial: «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»


2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos).
PERGUNTA: O QUE O EVANGELHO DIZ?


3)Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!
PERGUNTA: O QUE O EVANGELHO ME DIZ?


4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.
PERGUNTA: O QUE EU DIGO AO SENHOR?


5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus.

EVANGELHO
Lc 11,29-32: A CONVERSÃO TEM SEU "TEMPO PRÓPRIO"
29 Afluía o povo e ele continuou: Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas. 30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. 31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão. 32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.


6) Conservar a Palavra de Deus na vida: No Evangelho de boje, encontramos Jesus usando ásperas palavras. Ele dirige se ao povo que o ouve como a uma "perversa geração".  Mas por que tanta dureza? Porque eles não estão abertos para reconhecer o tempo de sua conversão às pregações de Jesus. Para cada um, a conversão tem sua "hora"  certa. É Jesus quem passa em nossas vidas em determinado momento. A Quaresma coloca -nos em alerta para que não deixemos passar despercebida a graça de Deus.


“Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Adaptação: Antonio Luiz Macêdo – Comunidade católica Mãos de Pai
Fontes: Católico Orante e Arquidiocese de Pouso Alegre-MG




Nenhum comentário:

Postar um comentário