Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 27 de janeiro de 2018

Maria de muios nomes - Nossa Senhora Anunciada



Em Setúbal, Portugal surgiu a devoção a Maria com o titulo de Anunciada. Este nome, segundo a tradição, nasceu a partir do “anúncio” que uma senhora fez ao deparar com pequena imagem representando a Mãe de Deus.

Uma pobre mulher costumava ir à praia procurar lenha para cozinhar ou para se esquentar. Numa das vezes, ao acender o fogo, quando colocava os gravetos para alimentar as chamas, um deles saltou dali para o meio da casa. Sem nada suspeitar, a anciã recolocou-o no fogão. Novamente o graveto saltou longe, jogado por uma força invisível. Isto aconteceu por umas três vezes, o que despertou a curiosidade daquela senhora. Ela pegou o graveto, para examinar de perto o que o forçava saltar. Observou tratar-se não de um cavaco qualquer, mas, de uma pequena imagem da Mãe de Deus. Estava incrustada naquele pau miúdo, medindo, aproximadamente, “um terço de palmo” conforme relato de José Custódio Vieira da Silva, em Setúbal, 1990. Espantada, a senhora gritou: “Virgem Anunciada”! Saiu às pressas, “anunciar” às vizinhas o falo prodigioso. Daí a origem do nome. As piedosas companheiras foram ver a Senhora Anunciada. Todo o povo de Setúbal e alguns padres foram conferir o acontecido. Os eclesiásticos deliberaram que se colocasse a santa imagem em lugar conveniente.

 Esta tradição que vem de pais para filhos, encontra-se registrada no “Cartório” da Confraria de Nossa Senhora da Anunciada. Ocorreu no tempo dos reis Dom Sancho II ou Dom Afonso III por volta dos anos 1235 a 1250.

 Entre os acontecimentos mais notórios ocorridos por intercessão de Nossa Senhora da Anunciada, foi a chuva abundante que caiu, imediatamente quando terminou uma procissão de penitência. A seca vinha a dois anos sacrificando toda a região, reduzindo as terras em seixos, secando os poços, fontes e rios, causando muito incômodo a todos os seres vivos. Tanta repercussão causou esse “milagre” que muitas celebridades solicitaram o ingresso na Irmandade. Entre elas D. João III e Dom Sebastião. A imagem recebeu outros nomes: “Senhora da Água; Senhora Pequenina; Senhora Angelical”. O mais conhecido é Anunciada. Em dias determinados, a imagem era exposta à veneração dos fiéis, em agradecimento pelo generoso amparo com a chuva abundante. Celebra-se em 25 de março.
  
Oração a Nossa Senhora da Anunciada
Maria, Mãe de Deus!
Humildemente imploramos a vossa intercessão para alcançarmos a graça de compreender que, vosso Filho Jesus é a fonte de todo eterno bem, infinitamente maior que a mais abundante chuva, símbolo da vossa bondade.
Amém.

Nossa Senhora Anunciada, Rogai por nós!

A12.com

Leia os Artigos de Antonio Luiz Macêdo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário