Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 20 de dezembro de 2014

DOM DIVINO E AS LEITURAS DO SÁBADO E DOMINGO




3ª SEMANA DO ADVENTO
20/12/2014 – Sábado
São Domingos de Silos




Leitura do  livro do profeta Isaías (Isaías 7,10-14) Naqueles dias, 10O Senhor disse ainda a Acaz:11Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto.12Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova.13Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus?14Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.
- Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Salmos 23, 1 - 6
Refrão: O Senhor vai entrar, é o rei glorioso
1.  Salmo de Davi. Do Senhor é a terra e tudo o que ela contém, a órbita terrestre e todos os que nela habitam,
2. pois ele mesmo a assentou sobre as águas do mar e sobre as águas dos rios a consolidou.
3. Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo?
4. O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo.
5. Este terá a bênção do Senhor, e a recompensa de Deus, seu Salvador.
6. Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face do Deus de Jacó


Evangelho: Lucas 1,26-38
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo, 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,33e o seu reino não terá fim.34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37porque a Deus nenhuma coisa é impossível.38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
- Palavra da Salvação


4ª SEMANA DO ADVENTO
21/12/2014 – Domingo
São Pedro Canísio


Leitura do segundo livro de Samuel (2 Samuel 7,1-5 7,8-12 7,14-16)
1Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam,2disse ele ao profeta Natã: Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!3Natã respondeu-lhe: Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo!4Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia:5Vai e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar.8Dirás, pois, ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel.9Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra.10Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora,11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa.12Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens,15mas não lhe tirarei a minha graça, como a retirei de Saul, a quem afastei de ti.16Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre.
- Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Salmos 88, 2 - 5 88, 27 - 27 88, 29 - 29
Refrão: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
2.  Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração.
3. Com efeito, vós dissestes: A bondade é um edifício eterno. Vossa fidelidade firmastes no céu.
4. Concluí, dizeis vós, uma aliança com o meu eleito; liguei-me por juramento a Davi, meu servo.
5. Conservarei tua linhagem para sempre, manterei teu trono em todas as gerações.
27. Ele me invocará: Vós sois meu Pai, vós sois meu Deus e meu rochedo protetor.
29. Assegurado lhe estará o favor eterno, e indissolúvel será meu pacto com ele




2º Leitura: Romanos 16,25-27
25Aquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu Evangelho, na pregação de Jesus Cristo - conforme a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos,26mas agora manifestado por ordem do eterno Deus e, por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé - ,27a Deus, único, sábio, por Jesus Cristo, glória por toda a eternidade! Amém.
- Palavra do Senhor.


Evangelho: Lucas 1,26-38
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo, 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,33e o seu reino não terá fim.34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37porque a Deus nenhuma coisa é impossível.38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
- Palavra da Salvação

 #VamosEmPaz
Dom Divino

Fontes: CatólicaNet
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário