Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 13 de dezembro de 2014

DOM DIVINO E AS LEITURAS DO SÁBADO E DOMINGO




2ª SEMANA DO ADVENTO
13/12/2014 – Sábado
Santa Luzia

1º Leitura: Eclesiástico 48,1-4 48,9-11
Leitura do primeiro livro de Gênesis – Naqueles dias: 1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!

Palavra do Senhor


Salmo Responsorial: Salmos 79, 2 - 3 79, 15 - 16 79, 18 - 19


Refrão: Convertei-nos, ó Senhor, / resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

2. Escutai, ó pastor de Israel, vós que levais José como um rebanho.
3. Vós que assentais acima dos Querubins, mostrai vosso esplendor em presença de Efraim, Benjamim e Manassés. Despertai vosso poder, e vinde salvar-nos.
15. Voltai, ó Deus dos exércitos; olhai do alto céu, vede e vinde visitar a vinha.
16. Protegei este cepo por vós plantado, este rebento que vossa mão cuidou.
18. Estendei a mão sobre o homem que escolhestes, sobre o homem que haveis fortificado.
19. E não mais de vós nos apartaremos; conservai-nos a vida e então vos louvaremos.



Evangelho: Mateus 17,10-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo, 10Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?11Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas.12Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem.13Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.

- Palavra da Salvação


3ª SEMANA DO ADVENTO
14/12/2014 – Domingo
São João da Cruz

1º Leitura: Isaías 61,1-2 61,10-11 
Leitura do livro do profeta Isaías – 1O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;2proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos,10Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias.11Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Lucas 1, 46 - 50 1, 53 - 54


Refrão: A minha alma se alegra no meu Deus


46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,


2º Leitura: 1 Tessalonicenses 5,16-24
16Vivei sempre contentes.17Orai sem cessar.18Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.19Não extingais o Espírito.20Não desprezeis as profecias.21Examinai tudo: abraçai o que é bom.22Guardai-vos de toda a espécie de mal.23O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!24Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.

- Palavra do Senhor.


Evangelho: João 1,6-8 1,19-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João – Naquele tempo, 6Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.7Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.8Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.19Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?20Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo.21Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.22Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?23Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3).24Alguns dos emissários eram fariseus.25Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?26João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.27Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado.28Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

- Palavra da Salvação


#VamosEmPaz
Dom Divino

Fontes: CatólicaNet
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário