Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 6 de dezembro de 2014

DOM DIVINO E AS LEITURAS DO SÁBADO E DOMINGO




1ª SEMANA DO ADVENTO
06/12/2014 – Sábado
São Nicolau
 
1º Leitura: Isaías 30,19-21 30,23-26
Leitura do livro do profeta Isaías – Assim diz o Senhor, 19Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. É voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá.20(Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação) aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina.21Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti: É aqui o caminho, andai por ele, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda.23(O Senhor) dará chuvas às sementes com que proverdes o solo e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Naquele dia teu gado pastará em vastas pastagens;24os bois e os asnos, que trabalham a terra, comerão uma forragem salgada que será joeirada com a pá e com a peneira.25Então, em todo monte alto e em toda colina elevada haverá arroios de água corrente, no dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas.26Então a luz da lua será viva como a do sol, e a do sol brilhará sete vezes mais (como a luz de sete dias), no dia em que o Senhor pensar a chaga de seu povo e curar as contusões dos golpes que recebeu.
- Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Salmo 146, 1 - 6
Refrão: Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
1.  Salmo. Louvai o Senhor porque ele é bom; cantai ao nosso Deus porque ele é amável, e o louvor lhe convém. 
2. O Senhor reconstrói Jerusalém, e congrega os dispersos de Israel. 
3. Ele cura os que têm o coração ferido, e pensa-lhes as chagas. 
4. É ele que fixa o número das estrelas, e designa cada uma por seu nome. 
5. Grande é o Senhor nosso e poderosa a sua força; sua sabedoria não tem limites. 
6. O Senhor eleva os humildes, mas abate os ímpios até a terra.

Evangelho: Mateus 9,35-38 10,1-1 10,6-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.36Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.37Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos.38Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.1Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.6ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.7Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
- Palavra da Salvação


2ª SEMANA DO ADVENTO
07/12/2014 – Domingo
Santo Inácio de Antioquia

1º Leitura: Isaías 40,1-5 40,9-11
Leitura do livro do profeta Isaías – 1Consolai, consolar meu povo, diz vosso Deus.2Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados.3Uma voz exclama: Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus.4Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!5Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu.9Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus!10Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista;11como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam.
- Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Salmo 84, 9 - 14
Refrão: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei!
9. Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele.
10. Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra.
11. A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos.
12. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu.
13. Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios, e nossa terra produzirá seu fruto.
14. A justiça caminhará diante dele, e a felicidade lhe seguirá os passos.

2º Leitura: 2 Pedro 3,8-148Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.9O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam.10Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.11Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade,12enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados!13Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.14Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz.
- Palavra do Senhor.


Evangelho: Marcos 1,1-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos

Naquele tempo, 1Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:2Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho.3Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3).4João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.5E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.6João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.7Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.8Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
- Palavra da Salvação

#VamosEmPaz
Dom Divino

Fontes: CatólicaNet
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário