Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

terça-feira, 12 de abril de 2016

O Evangelho em Áudio, Texto e Comentário



12/04/2016 


Evangelho do dia: (João 6,30-35)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome; assim nos fala o Senhor (Jo 6,35).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 6 30 perguntaram eles: "Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: ‘Deu-lhes de comer o pão vindo do céu’".
32 Jesus respondeu-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu;
33 porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo".
34 Disseram-lhe: "Senhor, dá-nos sempre deste pão!"
35 Jesus replicou: "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede".
Palavra da Salvação.
Meditando o evangelho
A EXIGÊNCIA DE MILAGRES
            Jesus viu-se continuamente às voltas com pessoas que lhe pediam milagres como pré-condição para acreditar em suas palavras. Ele se recusava a ceder a este capricho de seus interlocutores, procurando levá-los a crer nele motivados apenas pela convicção da veracidade de suas palavras. A fé, neste caso, dependia da empatia entre Jesus e seus ouvintes. Ou havia simplicidade e confiança por parte de quem ouvia Jesus, de forma a assumir a projeto de vida que ele apresentava, ou se fazia as palavras de Jesus dependerem da comprovação de um milagre que, não acontecendo, deixava sem efeito a sua pregação.
            O milagre da partilha generosa dos pães não foi suficiente para levar os suspeitosos à fé. Exigiam sempre mais. Pediam obras sempre mais retumbantes.
            O mesmo se passou no contexto da Ressurreição. Solicitava-se do Ressuscitado  sempre novas provas da veracidade da Ressurreição e de sua presença viva e atuante no meio da comunidade. De novo, condicionava-se a fé à demonstração de poderes prodigiosos.
            O milagre, porém, estava acontecendo em termos de transformação radical dos discípulos de Jesus, na vida fraterna e partilhada que se sentiam motivados a levar, na caridade praticada em relação aos necessitados. Este era o verdadeiro milagre do Ressuscitado.
Fonte: Dom Total
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário